O processo de aprendizagem organizacional como balizador para o desenvolvimento

Authors

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Potiguar
  • Christiane Kleinübing Godoi

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.1.%25p

Abstract

Este artigo descreve um trabalho de pesquisa-intervenção realizado em uma empresa pública do setor elétrico, cujo objetivo residiu em desenvolver um modelo de competências especifico para a Empresa. O trabalho foi conduzido com base nas etapas do processo de aprendizagem organizacional de Huber (1991), Starkey (1998) e Crossan et al. (1998). Na construção do quadro teórico, buscou-se romper as fronteiras entre as teorias da aprendizagem organizacional e as formulações sobre a lógica da competência, articulando conjuntamente os dois construtos complementares. Em seguida, apresenta-se o caso estudado dentro do escopo metodológico da pesquisa-ação. A análise interpretativa da construção do modelo de competência da Empresa é realizada mediante a identificação dos processos subjacentes de aprendizagem organizacional. O estudo insere a possibilidade de pensar a formação de competência, no setor público, como conseqüência natural do sistema de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar

Christiane Kleinübing Godoi

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

How to Cite

SILVA, A. B. da; KLEINÜBING GODOI, C. O processo de aprendizagem organizacional como balizador para o desenvolvimento. Journal of Administrative Sciences, [S. l.], v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.12.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/378. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos