Tendencias de Identidad Profesional y Roles de Gestión desde la Perspectiva de los Mandos Intermedios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14479

Palabras clave:

identidad, innovación gerencial, sentimiento percibido

Resumen

El objetivo de esta investigación fue analizar la construcción de la identidad profesional y sus tendencias hacia la innovación gerencial a partir del sentimiento percibido de los mandos intermedios. Se realizó una investigación descriptiva con enfoque cualitativo, con 40 gerentes de diferentes sectores que fueron entrevistados en Belo Horizonte/MG. Para sustentar el análisis de contenido inductivo de las entrevistas, se utilizaron redes semánticas asociadas a los constructos relacionados con la identidad empresarial y la innovación empresarial, privilegiando los contenidos de los informes del grupo investigado. Los resultados muestran que la identidad de los gerentes se construye y reconstruye a través de un proceso constante, sin evidencia de reglas definidas. La innovación gerencial está relacionada con cambiar la forma en que los gerentes hacen lo que hacen o cambiar sus prácticas gerenciales tradicionales. El sentimiento percibido por los entrevistados expresa que la función gerencial está experimentando cambios significativos y, estos cambios, indican que la forma de gestión tradicional, practicada hasta entonces y retratada en las teorías, da paso a una forma de gestión consultiva, situacional o conductual.

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Biografía del autor/a

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora Titular do Centro Universitário Unihorizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1983, mestrado em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pelo Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, 1978, especialização - Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1980 e bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 1972. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão ? NURTEG.

Vilma Santos Pereira de Faria, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (Com bolsa CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Bacharel em Ciências Contábeis. Sou professora universitária e pesquisadora, faço avaliação de artigos para periódicos. Na pesquisa, possuo interesse na área de empoderamento feminino, gênero, gerações, relações de poder e liderança, comportamento e cultura organizacional e nacional, Marketing e contabilidade.

Ana Lúcia Magri Lopes, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Possui Mestrado em Administração (Centro Universitário Unihorizontes, 2009), Bacharelado em Administração (Centro Universitário Unihorizontes, 2007). É Coordenadora de Avaliação Institucional e membro da CPA desde 2011. Professora do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito - CECREMGE, atuando na área de Liderança e Gestão de Equipes e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Professora do curso de Graduação em Administração.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

MELO, M. C. de O. L.; FARIA, V. S. P. de; LOPES, A. L. M. Tendencias de Identidad Profesional y Roles de Gestión desde la Perspectiva de los Mandos Intermedios. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14479. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14479. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos