Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12309

Palabras clave:

Aprendizagem autodirecionada, Aprendizagem transformadora, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Formação do administrador, Pandemia, Revisão sistemática da literatura

Resumen

Em razão do cenário de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (covid-19), este artigo visa apresentar um panorama das pesquisas acadêmicas da área de Administração que abordam as perspectivas da aprendizagem autodirecionada e transformadora em ambientes virtuais de aprendizagem, para auxílio dos docentes na compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos, além da consolidação e estímulo dos estudos nesta temática. Para isso, essa pesquisa é de cunho qualitativo e organizado a partir da realização teórico-conceitual de uma revisão sistemática da literatura. Destaca-se que os 15 artigos encontrados nas bases de dados utilizados são dos últimos 10 anos, detalhando a autoria e os locais de publicação; além da exposição das temáticas específicas abordadas de cada artigo e dos percursos metodológicos. Com isso, os resultados indicam poucos estudos existentes que tratam da temática, além de uma concentração reduzida de autores que circulam na produção acadêmica nacional. Isso revela a necessidade de renovar a capacidade de diversificação de estudos e envolvimento de mais pesquisadores. Dessa forma, conclui-se que é essencial um despertar de pesquisadores para engajamento educacional, com os desafios da formação do administrador no tocante aos novos formatos de ensino enfrentados e acentuados pela pandemia, para resultar em aprendizados capazes de maior autodirecionamento dos estudantes e proporcionar transformações em suas perspectivas de significado.

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Biografía del autor/a

Stefany Karoline Pereira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduanda em Administração (Campus IV/UFPB). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Docente do DCSA/CCAE/UFPB. Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Líder do NEOS e pesquisador do Núcleo em Aprendizagem e Conhecimento.

Ana Carolina Kruta-Bispo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Docente do DA/CCSA/UFPB. Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Pesquisadora do Núcleo em Aprendizagem e Conhecimento.

Citas

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Publicado

2022-04-25

Cómo citar

AMORIM, S. K. P. de; LIMA, T. B. de; KRUTA-BISPO, A. C. Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e12309, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12309. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12309. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Conduzindo Pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19