Cocriação de Consumidores do Brasil e Estados Unidos a partir da Análise do Comportamento de duas Sociedades com Traços Culturais de Alto e Baixo Contexto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.10061

Palabras clave:

Cocriação, Engajamento, Antecipação da satisfação, Intenção de compra, Comportamento do consumidor

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar o comportamento dos consumidores de dois países (Brasil e EUA) com traços culturais distintos e inseridos em um cenário de cocriação. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de questões de perfil e de consumo, engajamento, antecipação da satisfação e intenção de compra, no contexto de customização de um tênis. Foram escolhidos EUA e Brasil como países com perfis culturais de baixo contexto e alto contexto, respectivamente. Foram obtidos 405 casos válidos distribuídos entre os dois países (147 brasileiros e 258 norte-americanos), separados em quatro subgrupos diferentes: brasileiros com experiência prévia de cocriação (34), sem experiência prévia de cocriação (113), norte-americanos com experiência prévia de cocriação (71) e sem experiência prévia de cocriação (187). Os resultados apontaram que brasileiros são significantemente mais engajados em comparação aos norte-americanos. Contudo, os norte-americanos apresentaram médias mais altas com relação à antecipação da satisfação e a intenção de compra. Além disso, observou-se que a experiência prévia de cocriação do consumidor não conduziu a respostas comportamentais distintas.

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Biografía del autor/a

Nicole Speguem Muratore, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Pós-graduanda em Varejo Físico e Online pela Universidade de São Paulo (USP-ESALQ).

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora e Cientista de Dados.

Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando e Mestre em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Citas

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Publicado

2021-09-15

Cómo citar

MURATORE, N. S.; LAZZARI, F.; MATTE, J.; WELCHEN, V. Cocriação de Consumidores do Brasil e Estados Unidos a partir da Análise do Comportamento de duas Sociedades com Traços Culturais de Alto e Baixo Contexto. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.10061. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10061. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos