VALORES PESSOAIS E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO

Autores

  • André Luiz Castro de Sousa Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará
  • Joelma Soares Silva Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.6834

Resumo

Este estudo objetivou identificar a importância dada aos valores pessoais por uma amostra de profissionais de Secretariado. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva. Foi aplicado um instrumento de pesquisa dividido em duas partes: a primeira parte indagava o perfil social, demográfico e profissional do respondente; a segunda parte foi composta pelo Portrait Questionnaire com 21 itens (PQ21). A coleta dos dados foi feita através da plataforma Google Forms®. Foram obtidas 170 respostas de profissionais secretários das cinco regiões do Brasil. Para fins de análise, as respostas referentes ao PQ21 foram agrupadas em pares, conforme orienta a teoria, de acordo com o tipo motivacional. Inferiu-se que, para a amostra de profissionais alcançada, os secretários executivos são capazes de balancear seus valores, e consequentemente seu comportamento, podendo enquadrar-se nos diversos ambientes nos quais estão inseridos. Verificaram-se características importantes como: a capacidade de trabalhar em grupo, autodeterminação elevada, respeito pelo próximo e o meio-ambiente, respeito às normas e aos códigos comuns, além do apreço por novidade e mudanças.

Biografia do Autor

André Luiz Castro de Sousa, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará

Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial (UECE). Graduado em Secretariado Executivo (UFC). Secretário Executivo do curso de Ciências Sociais (EAD/UFC).

Joelma Soares Silva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós graduação de Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE). Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em administração da Universidade Estadual do Ceará. Brasil. Afiliação: Universidade Estadual Do Ceará – UECE

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

DE SOUSA, A. L. C.; SILVA, J. S.; PINTO, F. R. VALORES PESSOAIS E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 2, 2018. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6834. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6834. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos