Estressado, vá às compras? A investigação da compra compulsiva como estratégia de enfrentamento de burnout (Stressed, go to shopping? The investigation of compulsive buying as Burnout coping strategy)

Autores

  • Marcelo da Silva Schuster UFSM - Doutorando em Administração
  • Valéria da Veiga Dias UFRGS - Doutoranda em Agronegócio
  • Luciana Flores Battistella UFSM - Professora Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.483-506

Resumo

O presente estudo objetivou contribuir para a investigação das possíveis relações entre Burnout e comportamento compulsivo de compra, examinando se esse comportamento compulsivo pode ser considerado uma estratégia de enfrentamento para a síndrome de Burnout. Por meio de uma pesquisa survey, com amostra de 273 pessoas. O tratamento dos dados foi realizado com o software AMOS e análise de equações estruturais. Como resultado verificou-se, contrariando o óbvio que o aumento da exaustão inibe a vontade de buscar um equilíbrio por meio das compras, como estratégia de enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Schuster, UFSM - Doutorando em Administração

Doutorando em Administração UFSM; Mestre em Gestão de organizações Públicas - UFSM; MBA - Gestão de Recursos Humanos - FATEC INternacional; Bacharel em Administração - UFSM

Valéria da Veiga Dias, UFRGS - Doutoranda em Agronegócio

Doutoranda em Agronegócios - CEPAN, UFRGS Mestre em Administração - UFSM Bacharel em Administração - UFSM; Professora UCE Bolsista CNPQ

Luciana Flores Battistella, UFSM - Professora Adjunto

Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catariana.

Downloads

Publicado

20.07.2016

Como Citar

SCHUSTER, M. da S.; DIAS, V. da V.; BATTISTELLA, L. F. Estressado, vá às compras? A investigação da compra compulsiva como estratégia de enfrentamento de burnout (Stressed, go to shopping? The investigation of compulsive buying as Burnout coping strategy). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 483–506, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.22.2.483-506. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4129. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos