Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing

Autores

  • Elisiane Dondé Dal Molin Universidade Vale do Itajaí.
  • Maria Jose Barbosa Souza Universidade Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.2.%25p

Resumo

O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil

Biografia do Autor

Elisiane Dondé Dal Molin, Universidade Vale do Itajaí.

Universidade Vale do Itajaí.

Maria Jose Barbosa Souza, Universidade Vale do Itajaí

Professora Doutora – Universidade Vale do Itajai

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Como Citar

DAL MOLIN, E. D.; SOUZA, M. J. B. Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.12.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos