Empreendedorismo local: uma análise a partir das características de clientes de pet shops (Local entrepreneurship: an analysis from characteristics of clients of pet shops)

Autores

  • Ivano Ribeiro Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Filipe de Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Antonio Oliveira de Carvalho Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Renato Fabiano Cintra Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Resumo

O mercado relacionado aos animais de estimação (pet) cresce de forma significativa no Brasil. Este segmento que cresceu a uma taxa 16,4% de 2012 para 2013 é responsável por um faturamento de 14,2 bilhões de reais, fazendo com que o país possua o segundo maior mercado mundial. Como algumas famílias chegam a gastar mais de 10% da renda com seus pets, este mercado se torna atrativo para investimentos. entre os diversos fatores que devem ser analisados pelos empreendedores ao investirem neste mercado, alguns estão relacionados com as características do público alvo. Neste sentido, com foco no mercado de alimentação animal, neste estudo verifica-se se: a satisfação com o atendimento prestado e a forma de alimentação de animais domésticos varia de acordo com as características dos proprietários? A partir de uma amostra por conglomerados, 385 proprietários de animais domésticos de um município do estado do Paraná - Brasil, responderam um questionário aplicado entre os meses de setembro e outubro de 2013. Os dados foram analisados quantitativamente permitindo a verificação de dois conjuntos de hipóteses. Os resultados indicam que algumas características interferem significantemente na satisfação com atendimento e na forma de alimentação dos animais domésticos. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p262

Biografia do Autor

Ivano Ribeiro, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Filipe de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Antonio Oliveira de Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Renato Fabiano Cintra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Engenharia (PUC/RIO). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

RIBEIRO, I.; CARVALHO, F. de; CARVALHO, A. O. de; CINTRA, R. F.; SERRA, F. A. R. Empreendedorismo local: uma análise a partir das características de clientes de pet shops (Local entrepreneurship: an analysis from characteristics of clients of pet shops). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3696. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos