Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão

Autores

  • Francisco José da Costa Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25p

Resumo

O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP. Pesquisador e professor na Universidade Estadual do Ceará

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Como Citar

COSTA, F. J. da. Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos