"Assadão do Zé”: Superando Crises e Reinventando o Empreendedorismo na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14436

Palavras-chave:

marketing mix, 4 ps, marketing planning

Resumo

Este caso para ensino traz para discussão o desafio que José Carlos - um aposentado de 60 anos que acabara de sair de um processo de falência, e que no início de 2020 resolveu empreender novamente numa nova área de atuação - tivera que passar ao recém inaugurar o Assadão do Zé. Depois de ter desenvolvido um plano de negócio levantando informações que subsidiariam as tomadas de decisão e delineariam o andamento do negócio a partir de sua inauguração, com apenas uma semana de funcionamento, Zé se depara com a pandemia do Coronavírus e, consequentemente, o decreto estadual determinando o fechamento de todos os estabelecimentos de atividades não essenciais. Zé já tinha investido na estrutura, insumos e divulgação de seu negócio e não gostaria de ter mais uma experiência negativa no empreendedorismo, precisava redefinir suas estratégias e táticas para dar continuidade ao negócio. Este caso serve para trazer o debate sobre quais alternativas Zé teria para redefinir o mix de marketing já definido no início do negócio. Desse modo, o caso é recomendado para abordar, diretamente, os 4 Ps do marketing e, indiretamente, os passos para o planejamento do marketing, seus elementos e correlações em disciplinas de marketing e planejamento de marketing de cursos de graduação em Administração, Marketing, Comunicação e áreas correlatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kristall Hundsdorfer Costa Pimentel, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Mestra em Administração pelo do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL - UNIVALI), Especialista em Liderança, Coach Executivo e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho (UNIVALI) e Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (UNIVALI). Atuou nas áreas de Marketing, Comunicação Corporativa e eventos e, atualmente, desempenha atividades administrativas na instituição de sua formação.

Leana Ribas Rodrigues Verussa, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Formada em Tecnologia em Alimentos pela UTFPR, com especialização em Gestão de Varejo e Docência para a Educação Profissional pelo SENAC e Mestrado Profissional em Administração pela UNIVALI, atua como Coordenadora de Eventos e Ações Promocionais na mesma instituição. Com mais de 12 anos de experiência na área de educação, destaca-se pela liderança em eventos técnico-científicos e institucionais, além de ações promocionais estratégicas que fortalecem a marca institucional em feiras de profissões, eventos institucionais, comunitários e de negócios.

Anete Alberton , Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração, Engenharia Civil e Educação Artística pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Professora titular das disciplinas: Sustentabilidade & Agendas Globais para o DS, Cases Empresariais e Seminários de Pesquisa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL/UNIVALI), do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC). Publicou em revistas de relevante impacto como: Business Strategy and the Environment, Corporate Social Responsibility and Environmental Management, Sustainability, Journal of Small Business and Enterprise Development, Employee Relations, Journal of Contemporary Hospitality Management, RAC - Revista de Administração Contemporânea; RAP- Revista de Administração Pública, REGE - Revista de Gestão da USP, RGSA - Revista de Gestão Socioambiental, entre outras. Líder do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESeG).

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Graduação em Engenharia de Produção Mecânica e Administração, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de Graduação em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL). Líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTEG).a (PMPGIL).

Referências

Benzaghta, M. A., Elwalda, A., Mousa, M. M., Erkan, I., & Rahman, M. (2021). SWOT analysis applications: An integrative literature review. Journal of Global Business Insights, 6(1), 55–73. https://www.doi.org/10.5038/2640-6489.6.1.1148

Decreto nº 515, de 17 de março de 2020. (2020, 17 de março). Declara situação de emergência em todo o território catarinense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências. Governo do Estado de Santa Catarina. https://dados.sc.gov.br/dataset/covid-19-decretos-estaduais/resource/73d09d8d-3e06-4347-8442-100d35280230?inner_span=True

Decreto nº 525, de 23 de março de 2020. (2020, 23 de março). Dispõe sobre novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e estabelece outras providências. Governo do Estado de Santa Catarina. https://dados.sc.gov.br/dataset/covid-19-decretos-estaduais/resource/8a4b676f-2fbb-4fd7-9e73-07b44260739a

Helms, M. M., & Nixon, J. (2010). Exploring SWOT analysis – where are we now? A review of academic research from the last decade. Journal of Strategy and Management, 3(3), 215–251. https://doi.org/10.1108/17554251011064837

Kotler, P., & Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing (15a ed.). Pearson.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing (14a ed.). Pearson.

Las Casas, A. L. (2006). Administração de marketing: Conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. Atlas.

Mccarthy, E. J. (1976). Marketing Básico: Uma visão gerencial (2a ed). Zahar.

Rafiq, M., & Ahmed, P. K. (1995). "Using the 7Ps as a generic marketing mix: An exploratory survey of UK and European marketing academics". Marketing Intelligence & Planning, 13(9), 4-15. https://doi.org/10.1108/02634509510097793

Vlados, C. (2019). On a correlative and evolutionary SWOT analysis. Journal of Strategy and Management, 12(3), 347–363. https://doi.org/10.1108/jsma-02-2019-0026

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

PIMENTEL, K. H. C.; VERUSSA, L. R. R.; ALBERTON , A.; MARINHO, S. V. "Assadão do Zé”: Superando Crises e Reinventando o Empreendedorismo na Pandemia. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14436. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14436. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

Casos para Ensino