"Assadão do Zé”: Superando Crises e Reinventando o Empreendedorismo na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14436Palavras-chave:
marketing mix, 4 ps, marketing planningResumo
Este caso para ensino traz para discussão o desafio que José Carlos - um aposentado de 60 anos que acabara de sair de um processo de falência, e que no início de 2020 resolveu empreender novamente numa nova área de atuação - tivera que passar ao recém inaugurar o Assadão do Zé. Depois de ter desenvolvido um plano de negócio levantando informações que subsidiariam as tomadas de decisão e delineariam o andamento do negócio a partir de sua inauguração, com apenas uma semana de funcionamento, Zé se depara com a pandemia do Coronavírus e, consequentemente, o decreto estadual determinando o fechamento de todos os estabelecimentos de atividades não essenciais. Zé já tinha investido na estrutura, insumos e divulgação de seu negócio e não gostaria de ter mais uma experiência negativa no empreendedorismo, precisava redefinir suas estratégias e táticas para dar continuidade ao negócio. Este caso serve para trazer o debate sobre quais alternativas Zé teria para redefinir o mix de marketing já definido no início do negócio. Desse modo, o caso é recomendado para abordar, diretamente, os 4 Ps do marketing e, indiretamente, os passos para o planejamento do marketing, seus elementos e correlações em disciplinas de marketing e planejamento de marketing de cursos de graduação em Administração, Marketing, Comunicação e áreas correlatas.
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