O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12655

Palavras-chave:

liderança estratégica, paradoxos de curto e longo prazo, tomada de decisão

Resumo

Este trabalho visa aprofundar o entendimento sobre a potencial dificuldade que os executivos, no varejo, podem apresentar em equilibrar as demandas por resultados de curto e longo prazo. A pesquisa tem como objetivo analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas: Papel Econômico do Varejo, Liderança e Paradoxos Estratégicos, e Tomada de Decisão. O método utilizado foi qualitativo, de natureza exploratório–descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas semiestruturadas, com executivos de empresas brasileiras do varejo alimentar. O tratamento dos dados foi através da Análise de Conteúdo, sendo identificadas categorias-chave e subcategorias. Os principais resultados mostram que alguns temas são percebidos como processos interligados de forma dinâmica e complementar. Ficou evidente a percepção da importância da gestão focada nos stakeholders, em que todas as partes interessadas são incluídas no processo de análise de possibilidades, tomada de decisão e elaboração dos planos de longo prazo, como tendo grande potencial de influência na gestão do paradoxo curto e longo prazo. Este estudo contribui com insights sobre os aspectos da organização e elementos que influenciam para um maior equilíbrio da gestão do paradoxo curto longo prazo.

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Biografia do Autor

Vivian Stumpf Faria Corrêa, Universidade do Vale do Rio Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do RS (1998). MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Mestranda em Mestrado Profissional em Gestão e Negócios pela Unisinos (2018-2020). Atua como Sócia-Consultora na Elanium Desenvolvimento Humano e Organizacional. 

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Universidade do Vale do Rio Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Psicologia, com tese sobre Liderança e Processo Grupal (PUCRS, 2008) Mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 1999); Especialização em Coaching Ontológico Empresarial (Universidad San Sebastian - Chile/ Newfield Consulting, 2017) e graduada em Psicologia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1993) . Professora visitante no Master on Work, Organizational and Personnel Psychology (WOP-P Erasmus Mundus, 2013). Professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, vinculada ao PPG em Gestão e Negócios, onde coordena grupo de pesquisa sobre Liderança e Gestão de Pessoas; é também professora colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional e membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

José Carlos da Silva Freitas Juniór, Universidade do Vale do Rio Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período como Visiting Researcher na Simon Fraser University ( Vancouver- CA). Mestre em administração pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e mestre Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e possui bacharelado em Administração pela UNISUL e Licenciatura em Letras ( Português/Inglês) pela Universidade Castelo Branco (UCB), possui Especialização em Administração de Empresas pela FGV, em Educação OnLIFE pela UNISINOS, em Supervisão Escolar pela UFRJ e em Docência do Ensino Superior pela UCB. Atua como Professor e Pesquisador na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), vinculado ao PPG em Gestão e Negócios, onde é Colíder do grupo de pesquisa sobre Liderança e Gestão de Pessoas. 

Luiza Vellinho Pinto Bruno, Universidade do Vale do Rio Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS). Foi bolsista de Iniciação Científica de 2018-2022 e participante do Grupo de Pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas ministrado pela Profa. Patrícia Martins Fagundes Cabral. Atualmente busca se aprimorar na área clínica, com base na teoria psicanalítica.

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Publicado

21.12.2023

Como Citar

CORRÊA, V. S. F.; CABRAL, P. M. F.; FREITAS JUNIÓR, J. C. da S.; BRUNO, L. V. P. O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, p. 1–13, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12655. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12655. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos