Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p5Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Qualidade de Vida.Resumo
Objetivo: Investigar as concepções de residentes de lar de adoção sobre estilo de vida e viabilizar a promoção da saúde nesse espaço por meio de oficinas pedagógicas teórico-práticas. Métodos: Estudo realizado de setembro a novembro de 2015 em Santiago, Rio Grande do Sul, com 09 residentes femininas de um lar de adoção e dividido em três módulos: (i) contato com os responsáveis pelo lar de adoção; (ii) realização de uma avaliação prévia das residentes sobre estilo de vida por meio da ferramenta Pentáculo do bem-estar (PBE); (iii) elaboração e execução de oficinas teórico-práticas com as temáticas: higiene corporal, higiene bucal, educação sexual, alimentação saudável e atividade física. Resultados: Em relação à higiene corporal, todas as residentes apresentam o hábito de higienizar as mãos antes das refeições. Já na higiene bucal, mais da metade não têm o hábito de usar o fio dental diariamente, bem como, uma minoria se consulta periodicamente com o dentista. No que diz respeito ao tema educação sexual, todas as residentes conhecem ou já mantiveram contato com algum método contraceptivo. No quesito alimentação saudável, a maioria costuma consumir doces e raramente ingerem refrigerantes. Menos da metade das participantes costumam incluir a prática de atividade física no seu lazer. A partir da análise dos PBE, foram elaboradas as oficinas pedagógicas teórico-práticas. Conclusão: Observou-se que as participantes apresentaram uma percepção positiva sobre o estilo de vida de acordo com os parâmetros do instrumento utilizado.Downloads
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