Esteróides anabólicos androgênicos
DOI:
https://doi.org/10.5020/1037Palavras-chave:
Agentes anabolizantes, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Androgênios, Exercício.Resumo
Existem evidências do aumento do consumo de esteróides anabolizantes e dos danos à saúde causados pelo seu uso indiscriminado, principalmente entre crianças e adolescentes. Os hormônios esteróides androgênicos anabólicos (EAA) compreendem a testosterona e seus derivados. Endogenamente são produzidos nos testículos e no córtex adrenal e são responsáveis pelas características sexuais secundárias associadas à masculinidade. Apesar dos resultados do uso exógeno de EAA ser ainda controverso, têm sido utilizados para o aumento da força física e da massa muscular. Essas substâncias estão diretamente relacionadas a diversas situações clínicas como o câncer de próstata, doença coronariana, ginecomastia, disfunções e câncer hepáticos e esterilidade. Este trabalho teve como objetivo abordar tópicos relevantes relacionados aos mecanismos de ação, formas de uso e metabolismo, e efeitos colaterais, além da importância da prevenção na utilização destas drogas nas mais diversas faixas etárias. O uso abusivo de anabolizantes andrógenos consiste um problema que tem ocorrido de forma gradativa, o que tem suscitado o surgimento de leis, normas e grupos de apoio voltados a prevenção, educação e restrição de seu uso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.