La promoción de la educación en salud en el espacio informal de aprendizaje

Autores/as

  • Cintia Soares Guerin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Felippe Martins Damaceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Nandra Martins Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jiam Pires Frigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lizandra Martins Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p5

Palabras clave:

Promoción de la Salud, Salud Pública, Calidad de Vida.

Resumen

Objetivo: Investigar las concepciones de residentes de un hogar para adopción sobre el estilo de vida y viabilizar la promoción de la salud en ese espacio a través de talleres de pedagogía teórico/prácticos. Métodos: Estudio realizado entre septiembre y noviembre de 2015 en Santiago, Rio Grande do Sul, con 09 residentes mujeres de un hogar para adopción. El presente estudio se dividió en tres módulos: (i) el contacto con los responsables del hogar para adopción; (ii) la realización de una evaluación previa de las residentes sobre el estilo de vida a través de la herramienta Pentáculo del bienestar (PBE); (iii) la elaboración y ejecución de talleres teórico/prácticos con los temas: higiene corporal, higiene bucal, educación sexual, alimentación saludable y actividad física. Resultados: Respecto la higiene corporal todas las residentes tenían el hábito de higienizar las manos antes de las comidas. Sobre la higiene bucal más de la mitad de ellas no tienen el hábito de usar hilo dental a diario así como una pequeña parte va a la consulta periódica con el dentista. Respecto la educación sexual todas las residentes conocen o ya han usado algún método anticonceptivo. En el ítem alimentación saludable la gran mayoría come muchos dulces y raramente toma refrescos. Menos de la mitad de las participantes incluyen la práctica de actividad física en su tiempo de ocio. Se elaboraron los talleres de pedagogía teórico/práctico a partir de los análisis de los PBE. Conclusión: Se observó que las participantes presentaron una percepción positiva del estilo de vida según los parámetros del instrumento utilizado.

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Biografía del autor/a

Cintia Soares Guerin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago / RS. Possui experiência na área de Educação e Saúde em espaços não formais de aprendizagem. Atualmente, aluna especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociência e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Área de concentração: Biologia, processo saúde-doença e políticas da saúde.

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM. Atua como professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI Campus Santiago). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Biologia, participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ensino de Genética.

Felippe Martins Damaceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na linha de pesquisa de Saneamento Ambiental.

Nandra Martins Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em Neuropsicologia e Educação pela Faculdade Itecne de Cascavel. Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Possui experiência em Clínica, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, atuando principalmente na investigação das funções executivas. Atualmente é psicóloga escolar na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Jiam Pires Frigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santiago/RS (2009) , Mestre em Eng. Agrícola (área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2012), Doutorado em Eng. Agrícola (UNIOESTE-Cascavel/PR). Professor do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura - ECI no Instituto Latino Americano de Tecnologia, Território e Infraestrutura - ILATTI UNILA - Foz do Iguaçú - PR. Atua na área de Engenharia, com ênfase em Hidráulica, Engenharia de Água e Solo, nas sub-áreas de Reuso de Água na Agricultura, Irrigação e Drenagem.

Lizandra Martins Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Técnica agrícola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, atualmente cursando Ciências Biológicas pelo mesmo instituto.

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Publicado

2017-03-29

Cómo citar

Guerin, C. S., Coutinho, C., Damaceno, F. M., Soares, N. M., Frigo, J. P., & Soares, L. M. (2017). La promoción de la educación en salud en el espacio informal de aprendizaje. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 30(1). https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p5

Número

Sección

artículos originales