Intervenções em Comunicação não Violenta para a Promoção de Empatia:
Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14768Palavras-chave:
Comunicação Não-Violenta, Intervenção, Programa, Treinamento, EmpatiaResumo
Objetivo: Investigar as práticas e efeitos de se aplicar a metodologia da Comunicação Não Violenta para a promoção da habilidade de empatia. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases PubMed, PsycInfo, LILACS, Google Scholar e SciELO de julho a setembro de 2023. Buscaram-se estudos empíricos quantitativos e qualitativos de aplicação da Comunicação Não Violenta em população adulta, disponíveis na íntegra, em inglês, português ou espanhol, publicados nos últimos 10 anos em revistas revisadas por pares. Resultados: 15 estudos foram selecionados envolvendo diferentes delineamentos como métodos mistos (n=5, 33.3%); quase experimentos contendo avaliação pré-pós intervenções (n=5, 33.3%); métodos mistos sem randomização (n=1, 6.6%); qualitativos (n=3, 20%) e quantitativos (n=2, 13.3%). As estratégias educativas utilizadas na aplicação foram dramatização ou role play, práticas de escuta empática, palestras, discussões e rodas de conversa. Os principais resultados obtidos nas intervenções selecionadas foram aumento em autoestima, autocompaixão, compreensão das emoções, aumento de empatia e de habilidades socioemocionais, liderança colaborativa, melhora na comunicação e diminuição de ansiedade, de irritação, de raiva e de estresse. Conclusão: A aplicação de intervenções com base na Comunicação Não Violenta se mostra eficaz para a promoção da habilidade de empatia. Ainda que tenham sido identificadas falhas metodológicas nas intervenções avaliadas, é notável que foram produzidos efeitos positivos em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.