Fatores associados à insegurança alimentar de pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14690Palavras-chave:
Segurança alimentar e nutricional, Direito alimentar, HIV, Síndrome da imunodeficiência adquiridaResumo
Objetivo: Analisar associação entre insegurança alimentar e perfis socioeconômico, demográfico, clínico, epidemiológico, nutricional e alimentar de pessoas que vivem com HIV/AIDS atendidas na rede pública e residentes em Fortaleza-CE. Método: Foram entrevistados 359 indivíduos, de julho a dezembro de 2019, em três Serviços de Atenção Especializada, que atendem mais de 60% dos casos notificados de HIV/AIDS do município. Foi aplicado questionário para coletar dados antropométricos, socioeconômicos, clínicos epidemiológicos, alimentares e de insegurança alimentar, consultado prontuário para verificação de CD4+ e carga viral. A insegurança alimentar foi verificada através da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Os grupos foram comparados com o teste de Qui-quadrado de Pearson. As variáveis associadas foram incluídas no teste de regressão múltipla de Poisson. Resultados: Dos 359 entrevistados, 51,5% estavam em insegurança alimentar, estando, inicialmente, associada ao
sexo feminino, à escolaridade até ensino fundamental, à renda familiar inferior a dois salários-mínimos, ao recebimento de auxílio financeiro do governo, à fonte de água para beber da torneira e à contagem de CD4 inferior 499. Consumo do almoço, verduras e legumes e prática de atividade física estiveram associados à segurança alimentar. Após os ajustes, a insegurança alimentar manteve-se associada ao sexo feminino e à renda menor que dois salários-mínimos. Conclusão: Este estudo evidenciou que a insegurança alimentar é um importante desafio entre pessoas vivendo com HIV/AIDS, especialmente em grupos com maior vulnerabilidade socioeconômica, como mulheres e famílias de baixa renda. Estratégias de promoção da saúde que priorizem intervenções voltadas para populações vulnerabilizadas são necessárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.