Conhecimento de homens sobre o câncer de próstata
Conhecimento sobre o câncer de próstata
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14515Palavras-chave:
Próstata, Neoplasias da Próstata, Conhecimento, PreconceitoResumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de homens com mais de 40 anos sobre o câncer de próstata. Métodos: Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, realizado com 100 homens residentes em um município da região Norte de Mato Grosso. Foram incluídos homens com mais de 40 anos e que não tinham formação na área da saúde. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e julho de 2023 e foi realizada em nove Unidades Básicas de Saúde, com a aplicação de um questionário com questões sociodemográficas e sobre o câncer de próstata. Os dados foram tabulados pelo Microsoft Excel, com análise de frequência relativa e absoluta. Resultados: Prevaleceu a idade de 40-50 anos 45% (n=45), com ensino fundamental completo 50% (n=50), casados 60% (n=60) e com 1 a 2 filhos 53% (n=53). Sobre o câncer de próstata, nenhum participante teve a doença, e alguns referem histórico família 30% (n=30). No conhecimento, a maioria sabe o que é o câncer de próstata 85% (n=85), 80% (n=80) sabem que é fatal, 82% (n=82) sabem que tem a deteção precoce e prevenção e 70% (n=70) reconhecem os sinais e sintomas. Contudo, grande parte nunca fez o antígeno prostático específico 79% (n=79) e nenhum fez toque retal, apesar da maioria relatar
que não haja dificuldades para realização da prevenção (75% /n=75). As dificuldades para prevenção do câncer de próstata apontadas foram transporte (deslocamentos), tempo e medo. Conclusão: Apesar de os homens possuírem conhecimento sobre o câncer de próstata, ainda existe estigma nas medidas preventivas e realização do toque retal. Sugere-se uma desconstrução do preconceito visando melhorar a adesão à prevenção e detecção precoce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.