Estratégias de enfrentamento, limitação de atividades diárias e participação social de idosos que têm ou tiveram hanseníase
Enfrentamento de Idosos com Hanseníase
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14403Palavras-chave:
Hanseníase; Idoso; Participação Social; Atividades Cotidianas; Saúde Pública.Resumo
Objetivo: Avaliar a limitação na realização de atividades de vida diária, a participação social e as estratégias de enfrentamento (coping) de idosos que têm ou tiveram hanseníase. Método: Foram avaliados 70 participantes em um centro de referência para hanseníase na região Sudeste no Brasil, com 60 anos ou mais no ano de 2017. Coletaram-se dados sociodemográficos e clínicos, Grau de Incapacidade da Organização Mundial de Saúde, e aplicaram-se os protocolos SALSA, Participação Social e Inventário de Coping. Os dados foram digitados em planilha Excel e analisados no programa estatístico Epi Info 7.2.6.0. Resultados: Dentre os idosos, 91,4% tinham limitação nas atividades diárias, 48,6% com restrições à participação social e 64,3% com grau de incapacidade 2. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: “reavaliação positiva” (70%), “autocontrole” (67,2%), “resolução de problemas” (65,7%), “suporte social” (65,7%) e “afastamento” (62,9%). O tempo de convivência prolongado e a adaptação funcional às suas atividades podem justificar a utilização das estratégias de enfrentamento positivas, mesmo na presença de deficiências físicas, limitações nas atividades diárias e participação social. Conclusão: Os dados obtidos podem auxiliar a equipe de saúde no planejamento e execução de ações mais eficazes de prevenção e reabilitação, a fim dos idosos alcançarem melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.