Atendimento ao paciente diabético utilizando o protocolo Staged Diabetes management: relato de experiência - doi:10.5020/18061230.2006.p253

Autores

  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo
  • Liudmila Miyar Otero Universidade São Paulo
  • Maria Cristina Foss Freitas Universidade de São Paulo
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo
  • Fernanda Pontin de Mattos Guimarães Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Barra Couri Universidade de São Paulo
  • Denise Siqueira Peres Universidade Jose do Rosario Velhano
  • Antonio Augusto Ferronato
  • Karina Dal Sasso Universidade de São Paulo
  • Anelise Siman Barbieri

DOI:

https://doi.org/10.5020/991

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Educação, Educação em enfermagem, Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

O trabalho em equipe multiprofissional de saúde tem sido reconhecido como importante para a educação do paciente diabético. Este estudo objetivou descrever a implementação de um programa de atendimento utilizando-se o protocolo Staged Diabetes Management e caracterizar as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional de saúde do Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos, de Ribeirão Preto, a pacientes com diabetes. O trabalho foi desenvolvido no período de abril de 2004 a abril de 2005, mediante encontros semanais, combinando atividades individuais e em grupo, coordenadas por enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Os resultados mostraram que a utilização do protocolo SDM contribuiu para melhorar o controle metabólico do paciente diabético e conseqüentemente, a cobertura medicamentosa para diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemia; também aumentou a adesão ao plano alimentar, à atividade física e o conhecimento acerca da doença, e ainda, reduziu os sinais e sintomas referidos pelos pacientes. Esta experiência indicou a viabilidade da implementação do referido protocolo. Acredita-se que a divulgação de trabalhos desta natureza pode contribuir com as diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde para o atendimento de pessoas diabéticas, especialmente, o automanejo da doença.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Zanetti, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem

Liudmila Miyar Otero, Universidade São Paulo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Foss Freitas, Universidade de São Paulo

Médica, Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;

Fernanda Pontin de Mattos Guimarães, Universidade de São Paulo

Nutricionista, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Carlos Eduardo Barra Couri, Universidade de São Paulo

Médico, Doutorando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Denise Siqueira Peres, Universidade Jose do Rosario Velhano

Psicóloga, Professora Mestre da Universidade Jose do Rosario Velhano, UNIFENAS

Antonio Augusto Ferronato

Psicólogo. Colaborador

Karina Dal Sasso, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Especialista em Laboratório da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Anelise Siman Barbieri

Nutricionista

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Zanetti, M. L., Otero, L. M., Freitas, M. C. F., Santos, M. A. dos, Guimarães, F. P. de M., Couri, C. E. B., Peres, D. S., Ferronato, A. A., Sasso, K. D., & Barbieri, A. S. (2012). Atendimento ao paciente diabético utilizando o protocolo Staged Diabetes management: relato de experiência - doi:10.5020/18061230.2006.p253. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 19(4), 253–260. https://doi.org/10.5020/991

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais