Síndrome de Burnout em Profissionais de Enfermagem: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14559Palavras-chave:
Enfermeiros e Enfermeiras, Esgotamento Psicológico, Saúde do TrabalhadorResumo
Objetivo: Identificar os índices e fatores associados à síndrome de burnout em enfermeiros atuantes em instituições de saúde brasileiras. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, em janeiro de 2021, utilizando a estratégia PICOD para responder à pergunta: “Quais os índices de síndrome de burnout identificados em trabalhadores de Enfermagem?”. As buscas ocorreram na Biblioteca Virtual de Saúde com os termos “síndrome de burnout” AND “Enfermagem”. Como critérios de inclusão, selecionamos participantes enfermeiros, foco na síndrome de burnout, publicações em português, inglês ou espanhol, entre 2015 e 2019, sendo excluídos revisões de literatura, cartas aos editores e editoriais; síndrome de burnout investigada tangencialmente, e; estudos que não discriminassem resultados específicos para enfermeiros. Resultados: Foram encontrados 311 trabalhos, sendo elegíveis 23 artigos. Analisou-se autoria, amostra, instrumentos de avaliação da síndrome e principais resultados (prevalência de síndrome de burnout e fatores associados). Constatou-se alta prevalência de exaustão emocional e despersonalização entre enfermeiros, com variação na realização pessoal, dependendo do ambiente e condições de trabalho. Pode-se identificar que os fatores associados à síndrome de burnout incluíram carga horária excessiva, múltiplos vínculos empregatícios, falta de suporte organizacional, e altas demandas psicológicas. Conclusão: A revisão indica uma preocupante presença de síndrome de burnout entre enfermeiros, destacando-se a necessidade de diagnóstico situacional e investigações sobre a eficácia de estratégias para melhorar as condições de trabalho. Por fim, é crucial reduzir os fatores de risco associados à síndrome de burnout e promover um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.