Síndrome de Burnout em Profissionais de Enfermagem: Uma Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14559

Palavras-chave:

Enfermeiros e Enfermeiras, Esgotamento Psicológico, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: Identificar os índices e fatores associados à síndrome de burnout em enfermeiros atuantes em instituições de saúde brasileiras. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, em janeiro de 2021, utilizando a estratégia PICOD para responder à pergunta: “Quais os índices de síndrome de burnout identificados em trabalhadores de Enfermagem?”. As buscas ocorreram na Biblioteca Virtual de Saúde com os termos “síndrome de burnout” AND “Enfermagem”. Como critérios de inclusão, selecionamos participantes enfermeiros, foco na síndrome de burnout, publicações em português, inglês ou espanhol, entre 2015 e 2019, sendo excluídos revisões de literatura, cartas aos editores e editoriais; síndrome de burnout investigada tangencialmente, e; estudos que não discriminassem resultados específicos para enfermeiros. Resultados: Foram encontrados 311 trabalhos, sendo elegíveis 23 artigos. Analisou-se autoria, amostra, instrumentos de avaliação da síndrome e principais resultados (prevalência de síndrome de burnout e fatores associados). Constatou-se alta prevalência de exaustão emocional e despersonalização entre enfermeiros, com variação na realização pessoal, dependendo do ambiente e condições de trabalho. Pode-se identificar que os fatores associados à síndrome de burnout incluíram carga horária excessiva, múltiplos vínculos empregatícios, falta de suporte organizacional, e altas demandas psicológicas. Conclusão: A revisão indica uma preocupante presença de síndrome de burnout entre enfermeiros, destacando-se a necessidade de diagnóstico situacional e investigações sobre a eficácia de estratégias para melhorar as condições de trabalho. Por fim, é crucial reduzir os fatores de risco associados à síndrome de burnout e promover um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Mariane Rodrigues, Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Promoção de Saúde, bolsista/taxista do programa de suporte á pós-graduação de instituições de ensino particulares PROSUP/CAPES pela Universidade de Franca (2024). Mestre em Promoção de Saúde, bolsista do programa de suporte á pós-graduação de instituições de ensino particulares PROSUP/CAPES pela Universidade de Franca (2021). Pós Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís (2021). Pós Graduação em Saúde da Família pela Universidade de Araraquara (2015). Graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos - Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem do trabalho, saúde pública, saúde coletiva e atenção primária, atuando principalmente nos seguintes temas: esgotamento profissional, qualidade de vida, educação em saúde e saúde do trabalhador. Atualmente, exerce suas funções como Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Passos nos curso de Graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina.

Lais Caroline da Silva, Faculdade de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2019) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), graduada em Fisioterapia pela Universidade de Franca (2018). Atuando nas área de Qualidade de Vida, Estresse. Instrutora de Pilates (2018). Pós Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela Universidade Faveni (2021). Pós Graduada em Urgência e Emergência pela Faculdade Iguaçu (2022). Pós Graduada em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia pela Faculdade Iguaçu (2023). 

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Psicóloga (UFSJ), Especialista em Desenvolvimento Humano (UFMG), Especialista em Avaliação Psicológica (CRP-04), Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (Faculdade Metropolitana). Mestre em Psicologia (UFMG) e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora Substituta do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (gestão 2015-2018), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (gestão 2018-2022). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS). Parecerista do SATEPSI. Membro do GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Bolsista produtividade do CNPq. Trabalha com temáticas relacionadas a avaliação psicológica e neuropsicológica, saúde mental, em especial de estudantes, e psicoterapia em abordagem cognitivo-comportamental. Em especial temas relacionados a: desenvolvimento e validação de instrumentos psicológicos, aspectos cognitivos e emocionais de idosos e cuidadores (familiares e profissionais) de pessoas com diferentes patologias; e desenvolvimento de material para intervenção clínica em abordagem cognitivo-comportamental. 

Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil

Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Franca (Unifran). Estágio Pós-Doutoral em Promoção de Saúde pela Unifran (2016 e 2017) com bolsa Capes. Doutora em Promoção de Saúde (2016) pela Unifran. Bolsista Capes/CNPq de Doutorado Sanduíche no Exterior (2015-2016) na Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Mestre em Educação Física (2013) pela Pós Graduação de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Fisioterapia em Gerontolia pela COFITO (2022). Pós-graduada em Intervención en el Medio Acuático y Natación para Personas con Discapacidad (2016) pela UPM. Bacharel em Fisioterapia (2011) pela UFTM. Técnica em Química (2005) pela ETEC Antonio Junqueira da Veiga - filiada Centro Paula Souza. Atualmente na Universidade de Franca está como membro efetivo do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), da Comissão Interna do Processo Seletivo de Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA). Integrante da aplicação do projeto da Rede Ibero-americana das Universidades Promotoras da Saúde na Universidade de Franca e entorno. Líder do Grupo de Educação e Pesquisa em Interdisciplinar em Gerontologia (Unifran). Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde (NEP-PS). Atuando em duas linhas de pesquisa "Políticas e Práticas em Promoção da Saúde" e "Ambientes, Tecnologias e Sustentabilidade em Promoção da Saúde", com as temáticas: ações de promoção da saúde na comunidade, envelhecimento humano, qualidade de vida de diversas populações, saúde do trabalhador, métodos e técnicas científicas e da pesquisa. 

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Rodrigues, L. M., Silva, L. C. da, Barroso, S. M., & Nascimento, L. C. G. do. (2024). Síndrome de Burnout em Profissionais de Enfermagem: Uma Revisão Integrativa. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–15. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14559

Edição

Seção

Artigos de Revisão