Mecanismos bioquímicos envolvidos na digestão, absorção e metabolismo dosácidos graxos ômega
DOI:
https://doi.org/10.5020/702Palavras-chave:
Lipídios, Ácidos graxos ômega, Metabolismo dos lipídios, Nutrição humana.Resumo
Os lipídios são formados por diversos compostos químicos bastante diferentes entre si, sendo os ácidos graxos as substâncias presente em maior quantidade.A ingestão inadequada de ácidos graxos poliinsaturados têm sido relacionados com diversas doenças, tais como: doenças cardiovasculares; doenças autoimunes, alguns tipos de câncer e artrite reumatoíde. Para entender os efeitos dos lipídios no organismo animal é necessário conhecer a composição lipídica dos alimentos, bem como as etapas de absorção e digestão destes compostos. Os ácidos graxos, componentes lipídicos presentes em maior quantidade nos alimentos, estão esteriifcados como triacilglicerol e fosfolipídio. Estes compostos têm uma importância fisiológica para manutenção das estruturas, funções e integridade das membranas celulares, e isto faz com que o organismo animal tenha uma série de mecanismos para alterar o número de átomos de carbono e de duplas ligações de um ácido graxo, para que este seja adequado à necessidade da membrana celular. A razão entre o consumo de ácidos graxos w6 ew3 na dieta é um importante fator para determinar a ingestão adequada de lipídios, bem como prevenir o aparecimento de doenças. O objetivo desta revisão é descrever os mecanismos bioquímicos envolvidos na digestão, absorção e metabolismo dos lipídios, destacando a importância dos ácidos graxos ômega 3 na nutrição humana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















