Fazer o Bem Faz Bem: O Caso da A&P Alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.10317

Resumo

O caso descreve o dilema de Roberta, Coordenadora de Responsabilidade Social da A&P Alimentos, uma grande empresa de alimentos brasileira. Com pouca verba destinada para o âmbito social e enfrentando dificuldades para gerir o InstiSoc, instituto social da organização, a gestora busca o apoio de Francisco, um consultor de empresas especializado, para solucionar questões que permeiam seu trabalho, tais como: Como estimular os parceiros locais para dar prosseguimento às ações desempenhadas pelo órgão? Como ampliar o impacto das ações propostas para fortalecerem a imagem corporativa da empresa? E ainda, de que forma engajar os colaboradores para o voluntariado? Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para utilização nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração, bem como outros cursos de alcance das temáticas abordadas, quando do debate de temas como responsabilidade social corporativa, parcerias e imagem corporativa, em disciplinas como Responsabilidade Social Corporativa, Empreendedorismo Social e Sustentabilidade nas Organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Vieira de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Ana Paula Kieling, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pós-Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração, do Programa de Mestrado Profissional em Administração e do curso de Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E Pós-Doutorado em Administração pela Universitat Politècnica de València (UPV) Espanha.

Referências

ALBUQUERQUE, Rui; KOSKINEN, Yrjö; ZHANG, Chendi. Corporate social responsibility and firm risk: theory and empirical evidence. Management Science, [s. l.], v.65, n. 10, p. 4451-4469, 2019.

AZEVEDO, Juliana Birkan; VON ENDE, Marta; WITTMANN, Milton Luiz. Responsabilidade social e a imagem corporativa: o caso de uma empresa de marca global. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 95-117, maio 2016.

BARAIBAR-DIEZ, Elisa; SOTORRÍO, Ladislao Luna. O efeito mediador da transparência na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 5-21, 2018.

BENEFICIÁRIO de auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: CAPES, [2019].

BOWEN, Howard. Responsabilidades do homem de negócios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957. 307p.

CARROLL, Archie B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, Georgia, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979.

CARROLL, Archie B. The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, Indiana, v. 34, n. 4, p. 39-48, 1991.

CENCI, Rosangela et al. O voluntariado social e suas interrelações com a sustentabilidade. Revista Administração em Diálogo, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 1-33, maio/ago.2015.

DONALDSON, Thomas; PRESTON, Lee. E. The stakeholder theory of the corporation: concepts, evidence and implications. Academy of Management Review, Georgia, v. 20, n. 1, p. 65-91, 1995.

ELKINGTON, John. Towards the sustainable corporation: win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, Berkeley, v. 36, n. 2, p. 90-100, 1994.

FERNÁNDEZ-MONROY, Margarita; MARTIN-SANTANA, Josefa D.; GALVAN-SÁNCHEZ, Immaculada. Building successful franchise partnerships: the importance of communication and trust, Management Decision, [s. l.], v. 56, n. 5, p.1051-1064, 2018.

FERREIRA, Daniela Abrantes; ÁVILA, Marcos; FARIA, Marina Dias. Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental, Revista de Administração, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 285-296, jul./ago./set. 2010.

FISCHER, Rosa Maria; FALCONER, Andres Pablo. Estratégias de empresas no Brasil: a atuação social e voluntariado. São Paulo: SenacSP; CEATS, 1999.

GORDON, Ross; RUSSEL-BENNETT, Rebeka; LEFEBVRE, R. Craig. Social marketing: the state of play and brokering the way forward. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 32, n .11-12, p. 1059-1082, 2016.

HWANG, Jinsoo; CHOI, Jung Kyu. An investigation of passengers’ psychological benefits from green brands in an environmentally friendly airline context: the moderating role of gender. Sustainability, [s. l.], v.10, n. 80, p. 1-17, 2018.

KAREKLAS, Ioannis; MUEHLING, Darrel D.; KING, Skyler M. Exploring perceptual fluency between colors and self-views. Journal of Business Research, [s. l.], v. 98, p. 33-49, 2019.

KIM, Jyoung et al. How CSR impact meaning of work and dysfunctional customer behavior. Journal of Service Theory and Practice, [s. l.], v.28, n.4, p. 507-523, 2018.

LÍRIO, Angélica Barbieri; SEVERO, Eliana Andréa; GUIMARÃES, Júlio Cesar Ferro. A influência da qualidade de vida no trabalho sobre o comprometimento organizacional. Revista Gestão & Planejamento,Salvador, v. 19, p. 34-54, 2018.

OEVER, Koen Van Den.; MARTIN, Xavier. Fishing in troubled waters? Strategic decision‐making and value creation and appropriation from partnerships between public organizations. Strategic Management Journal, [s. l.], v. 40, n. 4, p. 1-24, 2018.

OLIVEIRA, Franciéle. Fanaia.; MOURA-LEITE, Rosa Maria Cox. As práticas de responsabilidade social de empresas modelo em sustentabilidade. Revista Ciências Administrativas, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 249-284, 2014.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SAMPAIO, Helena; RODRIGUES, Léa. Construção e dinâmica da parceria nos programas do conselho da comunidade solidária: alfabetização solidária, capacitação solidária e universidade solidária. programa universidade solidária, mímeo. Brasília: Programa Parcerias entre Estado e Sociedade, 1999. (Relatório de Pesquisa).

SOUZA, Washington José.; MEDEIROS, Jássio Pereira. Trabalho voluntário: motivos para sua realização. Revista de Ciências da Administração, [s. l], v. 14, n. 33, p. 93-102, 2012.

WILSON, John. Volunteering. Annual Review of Sociology, [s. l], v. 26, p. 215-240, 2000.

WOOD, Donna J. Corporate social performance revisited. Academy of Management Review, Georgia, v. 16, n. 4, p. 691-718. 1991.

Downloads

Publicado

15.09.2021

Como Citar

OLIVEIRA, P. R. V. de; KIELING, A. P.; ALBERTON, A. Fazer o Bem Faz Bem: O Caso da A&P Alimentos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.10317. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/10317. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Casos para Ensino