Estratégia e Logística de Distribuição: Um Estudo de Caso do Segmento Industrial Brasileiro de Fertilizantes Nitrogenados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9350

Palabras clave:

estratégia, logística de distribuição, custos de transporte.

Resumen

Este estudo utilizou o caso do setor brasileiro de fertilizantes, que vem passando por mudanças devido à inserção de novas Unidades de Fertilizantes Nitrogenados (UFNs) na rede logística de uma empresa nacional. O estudo limitou-se à ureia, responsável por 60% do mercado de nitrogênio no Brasil. Para analisar a alocação da demanda, devido à inserção das novas UFNs, foi utilizado o Problema Clássico de Transporte, minimizando o custo de transporte do processo de distribuição do fertilizante nitrogenado ureia. Após a coleta de dados relativos ao estudo de caso, simulações de cenário com a inserção das UFNs foram realizadas por meio do software AMPL e do solver CPLEX. Os resultados mostraram que a inclusão da UFN III na rede logística da empresa foi responsável pela redução mais significativa dos custos de transporte entre os cenários simulados, confirmando que o planejamento da rede logística e o alinhamento entre os níveis estratégico e tático são possíveis instrumentos para contribuir com a otimização da distribuição de ureia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Andrade Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV- MG), pós-graduação em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado profissional em Gestão e Estratégia de Negócios na área de concentração em Gestão de Operações e Logística pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui 14 anos de experiência profissional, dos quais 12 anos em comércio exterior e logística nacional/internacional em empresas nacionais e multinacionais.

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação.

Publicado

2021-02-15

Cómo citar

PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, M. A. Estratégia e Logística de Distribuição: Um Estudo de Caso do Segmento Industrial Brasileiro de Fertilizantes Nitrogenados. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9350. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9350. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos