A Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento a partir da visão de Recursos e Capacidades (Sustainable Supply Chain Management from resources and capabilities)
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p42Resumen
Diante das diversas demandas ligadas à inserção de sustentabilidade em estratégias organizacionais, aquelas relacionadas com cadeias de suprimento têm emergido como centrais. Nesse contexto, as organizações têm possibilidades de desenvolver estratégias socioambientais a partir de seus recursos e das iniciativas focadas em suas fronteiras organizacionais. Contudo, quando essas estratégias são extrapoladas para as cadeias de suprimento, resultados mais satisfatórios podem ser alcançados no que se refere à utilização de recursos e capacidades utilizados para o desenvolvimento de relacionamentos interorganizacionais. Com essa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo compreender como recursos e capacidades podem facilitar a efetivação de Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento (SCS), a partir da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Visão Relacional (VR). Por meio de um ensaio teórico, buscou-se debater como tais visões podem servir como base para alguns direcionamentos práticos em relação a como empresas podem se utilizar de recursos e capacidades para desenvolver estratégias sustentáveis que podem ser introduzidos pelas empresas e ao longo das cadeias de suprimentos. As discussões demonstram que, ao relacionar a VBR e VR à SCS, pode-se ter uma oportunidade de explicar melhor como elementos organizacionais internos à empresa, mediante mecanismos de governança apropriados, podem ser integrados em relacionamentos colaborativos nas cadeias de suprimento. Além disso, apresentam potenciais ações organizacionais que podem levar à criação de vantagens competitivas e/ou colaborativas. Portanto, este artigo contribui para a construção de literatura, abordando o desenvolvimento de recursos e capacidades quanto à Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p42Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores