As informações de pagamento influenciam meu parcelamento?: Uma Análise do Efeito da Divulgação das Informações das Condições de Compra a Crédito na Propensão do Consumo a Prazo (Does the information disclosure matters in my credit purchase?: An analysis of the effect of information credit disclore in the credit propensity of purchase)

Autores/as

  • Frederike Monika Budiner Mette ESPM Sul e Faculdade São Francisco de Assis

Resumen

Este artigo teve como objetivo geral analisar qual o efeito causado pela divulgação das informações das condições de compra a crédito de um determinado produto, por meio de dois níveis, na propensão de os indivíduos consumirem este crédito. Além disso, busca-se analisar se essa relação é moderada pelos fatores “conhecimento financeiro sobre o crédito” (debt literacy) e “poder de compra para pagamento à vista”. Como procedimento metodológico, realizou-se um experimento com a manipulação da variável “divulgação das informações das condições de compra a crédito”, com uma amostra total de 60 pessoas. Dentre as principais conclusões, verificou-se que uma maior quantidade de informações das condições de compra a crédito de um determinado produto resulta em uma maior propensão de os indivíduos consumirem esse crédito, efeito inverso ao esperado. Assim como em um cenário com maior quantidade de informações das condições de compra a crédito, o nível de conhecimento financeiro de dívidas tende a aumentar a propensão de os indivíduos consumirem a prazo. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p599

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Biografía del autor/a

Frederike Monika Budiner Mette, ESPM Sul e Faculdade São Francisco de Assis

Graduada em Ciências Atuariais pela UFRGS, Mestre em ADM com ênfase em Finanças pelo PPGA/UFRGS e Doutorando em ADM com ênfase em Marketing pelo PPGA/UNISINOS com Doutorado-sanduíche pela University of Oxford

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

METTE, F. M. B. As informações de pagamento influenciam meu parcelamento?: Uma Análise do Efeito da Divulgação das Informações das Condições de Compra a Crédito na Propensão do Consumo a Prazo (Does the information disclosure matters in my credit purchase?: An analysis of the effect of information credit disclore in the credit propensity of purchase). Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3984. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos