Proposição de um modelo teórico para capacidade de inovação sustentável (Proposition of a theoretical model to sustainable innovation capacity)
Resumen
Este estudo trata-se de um ensaio teórico e analisa o desenvolvimento da capacidade de inovação como meio para alavancar a sustentabilidade empresarial. Para atender a esse objetivo, utiliza-se a abordagem das capacidades dinâmicas como auxiliar ao desenvolvimento da capacidade de inovação e mostra como elas podem ser desenvolvidas para suportar a capacidade de inovação. No decorrer da revisão bibliográfica do estudo, verifica-se que essa abordagem esclarece como desenvolver a capacidade de inovação, mas não explica como alavancar a sustentabilidade empresarial. Devido a essa limitação, recorreu-se à abordagem da inovação sustentável, a qual apresenta elementos que ampliam o escopo de atuação da capacidade de inovação para além do pilar econômico, contemplando os pilares ambiental e social da sustentabilidade empresarial. A pesquisa classifica-se em bibliográfica, exploratória e qualitativa. Foram analisados artigos de periódicos que apresentam fator de impacto relevante e livros de autores que são referências nos temas estudados. Utilizou-se, para análise dos textos, a técnica de análise de conteúdo qualitativa, com base nas três etapas básicas indicadas por Bardin (2010): (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c) tratamento dos dados, inferência e interpretação. Este artigo propõe, como principal resultado da pesquisa, a necessidade de desenvolvimento da capacidade de inovação sustentável, integrando as abordagens das capacidades dinâmicas e da inovação sustentável para alavancar a sustentabilidade empresarial. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p554Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores