Hacia una universidad con espíritu empresarial

Autores/as

  • Rodrigo Varela Villegas Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25p

Resumen

O tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das nstituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Varela Villegas, Universidade de Fortaleza

Ingeniero Químico de la Universidad del Valle, con un Magister en Ingeniería y un Ph.D. en Ingeniería Química y Refinamiento de Petróleos de Colorado School of Mines. Profesor Distinguido de la Universidad del Valle y de la Universidad Icesi- Cali- Colômbia

Cómo citar

VILLEGAS, R. V. Hacia una universidad con espíritu empresarial. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/206. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos