O empresário e a proteção do consumidor - responsabilidade civil pelos vícios do produto ou do serviço

Autores/as

  • Joyceane B. Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.1.%25p

Resumen

A sociedade moderna, também considerada sociedade de consumo, fez surgir um novo ramo do Direito, o Direito do Consumidor, que tem por objetivo regulamentar as relações de consumo, considerando a vulnerabilidade do consumidor diante do fornecedor. Quatro princípios são adotados em quase todo o mundo neste tipo de regulamentação: os direitos do consumidor à segurança, à informação, à participação e à escolha. Relativamente ao direito à segurança, tem-se a exigência da qualidade dos produtos e serviços com eventual responsabilidade objetiva dos fornecedores pelos vícios de qualidade veiculados pelos produtos impróprios para o consumo. O ordenamento consumerista brasileiro traduz tal responsabilidade, de modo solidário entre os fornecedores e objetivo, independendo de sua culpa. Palavras-chave: Direito fundamental. Direito do consumidor. Qualidade de produtos e serviços. Responsabilidade civil do empresário-fornecedor. Abstract

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Biografía del autor/a

Joyceane B. Menezes

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Disciplina de Direito do Consumidor nos níveis de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-11-22

Cómo citar

B. MENEZES, J. O empresário e a proteção do consumidor - responsabilidade civil pelos vícios do produto ou do serviço. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1971. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos