Uso da teoria das restrições como instrumento para alcance da eficácia nas organizações produtivas modernas

Autores/as

  • Marcelo Nogueira Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.1.%25p

Resumen

Considerando o ambiente de extrema competitividade em que as organizações modernas estão inseridas, cada vez mais é necessária a utilização de instrumentos que focalizem todas as ações internas nos reais objetivos organizacionais, evitando o mau uso dos recursos escassos devido a programações de produção baseadas em modelos tradicionais que não avaliam adequadamente as características deste tipo de recurso. A Teoria das Restrições disponibiliza uma metodologia simples, baseada no raciocínio lógico, que consiste em melhor administrar os recursos limitantes da capacidade da empresa, direcionando o fluxo interno de produção e os investimentos a serem realizados diretamente para a ampliação do volume vendido e a maximização do ganho da organização. Palavras-chave - Teoria das Restrições. Recursos limitantes. Capacidade. Ganho. Competitividade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Nogueira Magalhães

Engenheiro civil e administrador de empresas, mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista em Administração da Qualidade e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Professor assistente da universidade de Fortaleza – Unifor.

Publicado

2010-11-22

Cómo citar

NOGUEIRA MAGALHÃES, M. Uso da teoria das restrições como instrumento para alcance da eficácia nas organizações produtivas modernas. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1968. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos