Demandas tecnológicas em empresas: estudo no Parque Tecnológico de São Paulo

Autores/as

  • Devanildo Damião
  • Renata Schirrmeister
  • Désirée Moraes Zouain

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.2.%25p

Resumen

Este estudo é fundamentado no modelo do Parque Tecnológico de São Paulo (PTSP) proposto por Zouain (2003), que propõe um parque tecnológico urbano a partir da formação de clusters em áreas não contíguas. O objetivo consiste em compreender as demandas tecnológicas de empresas situadas na região do parque. Com base em estudos anteriores, foram realizados estudos de casos em empresas na região. As empresas têm como demandas potenciais a obtenção de certificações, globalização dos produtos, especialmente em relação ao mercado europeu; há também demandas estruturais, pela falta ou menor qualidade de insumos tecnológicos no mercado brasileiro; e demandas que contemplam maior interação entre os atores universidade, governo e comunidade empresarial, que são a qualificação técnica e acesso a financiamentos. Adicionalmente, percebe-se que as empresas locais que não têm participação estrangeira têm grande dificuldade para a alavancagem de seus negócios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Devanildo Damião

Devanildo Damião – Doutor em Gestão Tecnológica pelo Ipen - USP. Instituição: PGT – Núcleo de Políticas Públicas e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo.

Renata Schirrmeister

Renata Schirrmeister – Mestre em Administração pela FEA - USP. Instituição: Universidade de São Paulo

Désirée Moraes Zouain

Désirée Moraes Zouain – Doutora em Gestão Tecnológica pelo Ipen - USP. Instituição: PGT – Núcleo de Políticas Públicas e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo

Publicado

2010-11-17

Cómo citar

DAMIÃO, D.; SCHIRRMEISTER, R.; MORAES ZOUAIN, D. Demandas tecnológicas em empresas: estudo no Parque Tecnológico de São Paulo. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1917. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos