Desenvolvimento humano sustentável: um diálogo com o sertão

Autores/as

  • Suely Salgueiro Chacon Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25p

Resumen

Este trabalho faz parte de uma investigação maior, que busca identificar, no Sertão do Ceará, Nordeste do Brasil, elementos necessários à proposição de alternativas para o alcance do desenvolvimento humano sustentável. Discute-se aqui a condição humana e seus atributos. Partindo-se da obra de Martin Buber, que coloca a capacidade relacional como a essência que distingue o homem, visitam-se diversos autores que contribuem para essa discussão. Descrevem-se as formas relacionais encontradas no Sertão e como estas podem fornecer elementos para um modelo alternativo de desenvolvimento, que priorize uma relação saudável dos homens entre si e destes com a natureza, revertendo assim a atual crise social e ambiental forjada pela humanidade. Palavras-chave: condição humana, meio ambiente, desenvolvimento, sertão, Martin Buber.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suely Salgueiro Chacon, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Economia e Desenvolvimento Sustentável - UnB-DF - Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas - Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Publicado

2010-11-17

Cómo citar

CHACON, S. S. Desenvolvimento humano sustentável: um diálogo com o sertão. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1901. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos