Omnichannel em Tempos de Pandemia: Tendência da Estação ou Moda Atemporal?
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e11837Palabras clave:
Omnichannel, Moda, Pandemia, Covid-19, Varejo.Resumen
O mercado da moda é responsável por números expressivos na economia. Em 2019, o setor já liderava o número de pedidos no e-commerce brasileiro e empregava mais de um milhão de pessoas. A pandemia de covid-19, no entanto, trouxe inúmeros impactos para o setor: marcas de moda brasileiras consideram o fechamento definitivo de lojas em shoppings centers, importantes semanas de moda foram canceladas, além da redução de coleções. Com as medidas de distanciamento social, necessárias para conter a pandemia, a estratégia omnichannel passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas do setor, que vêm correndo contra o tempo, numa escalada digital sem precedentes. Adoção de lojas on-line, delivery, pagamento digital, antecipação de vale compras, live fashion show e ações específicas em redes sociais são algumas das iniciativas adotadas. Apesar disso, reclamações relacionadas a prazos de entrega, produtos não recebidos, problemas com troca e/ou devolução de produtos cresceram durante a pandemia, fazendo surgir questionamentos sobre a maturidade das organizações para a integração de canais. Este caso de ensino narra, a partir de dados reais secundários, como a estratégia omnichannel está sendo utilizada por empresas do setor e oferece subsídios para a discussão do impacto e longevidade dessas estratégias no cenário pós-pandemia.
Descargas
Citas
% DOS BRASILEIROS QUE COMPRAM ON-LINE preferem retirar na loja física. E-commerce Brasil, [S.l.], 13 jun. 2018. Disponível em: Link. Acesso em: 03 dez. 2021
ADDO, P.C. et al. COVID-19: fear appeal favoring purchase behavior towards personal protective equipment. The Service Industries Journal, [S.l.], v. 40, n. 7-8, p. 471-490. DOI: 10.1080/02642069.2020.1751823.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (org.). Perfil do Setor 2020. [S.l.]: [s.n.], 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 15 maio 2020.
BERMAN, B.; THELEN, S. A guide to developing and managing a well-integrated multi-channel retail strategy. International Journal of Retail & Distribution Management, [S.l.], v.32, n.3, p.147-156, 2004. DOI: 10.1108/09590550410524939
BERMAN, B.; THELEN, S. Planning and implementing na effective omnichannel marketing program. International Journal of Retail & Distribution Management, [S.l.], v. 46, n. 7, p. 598-614, 2018.
BORGES, F. Apesar da pandemia, ‘delivery de roupas’ e compras on-line fazem sucesso em BH. Estado de Minas, Minas Gerais, 01 abr. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 28 ago. 2020.
CAI, Y. J.; LO, C. K. Y. Omni-channel management in the new retailing era: a systematic review and future research agenda. International Journal of Production Economics, [S.l.], v. 229, p. 1-16, nov. 2020. DOI: 10.1016/j.ijpe.2020.107729
CARDOSO, A. P. Dor de cabeça com o valor do frete durante a pandemia? Reclame aqui, [S.l.], 14 maio 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 15 maio 2020.
COHEN, M. J. Does the COVID-19 outbreak mark the onset of a sustainable consumption transition? Sustainability: Science, Practice and Policy, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 1-3, 18 mar. 2020. DOI: 10.1080/15487733.2020.1740472
CORONAVIRUS: Pequeno varejo de moda busca se reinventar para manter o negócio. Pequenas Empresas & Grandes Negócios Disponível. Disponível em: Link. Acesso em: 28 agosto 2020.
CUNHA, D. Os principais desafios logísticos no varejo omnichannel. E-commerce Brasil, [S.l.], 12 ago. 2021. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2021.
DESAFIOS e inovações no e-commerce de moda e beleza. E-commerce Brasil, [S.l.], 20 ago. 2018. Disponível em: Link. Acesso em: 30 jun. 2020.
E-BIT/NIELSEN. Webshoppers 40ª edição. 2019. Disponível em: Link. Acesso em: 18 maio 2020.
FASHION UNITED. Global fashion industry statistics: international apparel. International apparel. [S.l.], 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 13 maio 2020.
FCEM. Omnichannel no varejo de moda: o desafio de ser multicanal. Febratex Group, [S.l.], 15 abr. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2020.
FRASQUET, M.; MIQUEL, M.-J. Do channel integration efforts pay-off in terms of online and offline customer loyalty? International Journal of Retail & Distribution Management, [S.l.], v. 45, n. 7-8, p. 859-873, 10 jul. 2017. DOI: 10.1108/ijrdm-10-2016-0175
GALLINO, S.; MORENO, A. Integration of Online and Offline Channels in Retail: the impact of sharing reliable inventory availability information. Management Science, [S.l.], v. 60, n. 6, p. 1434-1451, jun. 2014. DOI: 10.1287/mnsc.2014.1951
GAO, F.; SU, X. Omnichannel Retail Operations with Buy-Online-and-Pick-up-in-Store. Management Science, [S.l.], v. 63, n. 8, p. 2478-2492, ago. 2017. DOI: 10.1287/mnsc.2016.2473
GUTIÉRREZ, L. R.; GARCÍA, R. S. Omnichannel Strategy and Consumer Behavior in Distribution Channels: trends in theophthalmology sector. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 11, p. 1-16, 3 jun. 2020. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01142
HE, H.; HARRIS, L. The impact of Covid-19 pandemic on corporate social responsibility and marketing philosophy. Journal of Business Research, [S.l.], v. 116, p. 176-182, ago. 2020. DOI: 10.1016/j.jbusres.2020.05.030
HERHAUSEN, D.; BINDER, J.; SCHOEGEL, M.; HERRMANN, A. Integrating Bricks with Clicks: retailer-level and channel-level outcomes of online-offline channel integration. Journal of Retailing, [S.l.], v. 91, n. 2, p. 309-325, jun. 2015. DOI: 10.1016/j.jretai.2014.12.009
HÜSEYINOĞLU, I.Ö.Y.; GALIPOĞLU, E.; KOTZAB, H. Social, local and mobile commerce practices in omni-channel retailing: Insights from Germany and Turkey. International Journal of Retail & Distribution Management, [S.l.], v. 45, n. 7-8, p. 711-729, 10 jul. 2017. DOI: 10.1108/ijrdm-09-2016-0151
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Disponível em: Link. Acesso em: 12 de maio de 2020.
IVANOV, D. Viable supply chain model: integrating agility, resilience and sustainability perspectives: lessons from and thinking beyond the covid-19 pandemic. Annals of Operations Research, [S.l.], p. 173-184, 22 maio 2020. DOI: 10.1007/s10479-020-03640-6
KANG, J.-Y.M. Showrooming, Webrooming, and User-Generated Content Creation in the Omnichannel Era. Journal Of Internet Commerce, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 145-169, 26 fev. 2018. DOI: 10.1080/15332861.2018.1433907
KOHLI, C; SURI, R.; KAPOOR, A. Will social media kill branding? Business Horizons, [S.l.], v. 58, n. 1, p. 35-44, jan. 2015. DOI: 10.1016/j.bushor.2014.08.004
MANZONI JUNIOR, R. Da Via Varejo à Riachuelo: o whatsapp virou o novo fenômeno do e-commerce.Neofeed. 08 mai. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 18 maio 2020.
MU, W.; LENNON, S. J.; LIU, W. Top online luxury apparel and accessories retailers: what are they doing right? Fashion and Textiles, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 1-17, 15 fev. 2020. DOI: 10.1186/s40691-019-0197-x
NOVAZZI, L. Pricing no omnichannel, a estratégia que veio para ficar no novo varejo. E-commerce Brasil. 14 dez. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2020.
O FUTURO da moda de luxo: experiência do consumidor e cultura da empresa são diferenciais, E-commerce Brasil, [S.l.], 29 jul. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2021.
OMNICHANNEL no mercado da moda? Entenda! Verup. [202-]. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2020.
PANTANO, E.; VIASSONE, M. Engaging consumers on new integrated multichannel retail settings: challenges for retailers. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.l.], v. 25, p. 106-114, jul. 2015. DOI: 10.1016/j.jretconser.2015.04.003
PAZ, M.D. R.; DELGADO, F.J. Consumer Experience and Omnichannel Behavior in Various Sales Atmospheres. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 11, p. 1-11, 7 ago. 2020. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01972
POUDEL, K.; SUBEDI, P. Impact of COVID-19 pandemic on socioeconomic and mental health aspects in Nepal. International Journal of Social Psychiatry, [S.l.], v. 66, n. 8, p. 748-755, 10 jul. 2020. DOI: 10.1177/0020764020942247
SARKIS, J. et al. A brave new world: Lessons from the covid-19 pandemic for transitioning to sustainable supply and production. Resources, Conservation and Recycling, [S.l.], v. 159, p. 1-4, ago. 2020. DOI: 10.1016/j.resconrec.2020.104894
ŞEN, A. The US fashion industry: a supplychain review. International Journal of Production Economics, [S.l.], v. 114, n. 2, p. 571-593, ago. 2008. DOI: 10.1016/j.ijpe.2007.05.022
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Os impactos da pandemia no varejo de moda. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 24 nov. 2020.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Varejo de moda: perspectivas para 2019. 2019. Disponível em: Link. Acesso em: 15 maio 2020.
SUH, S. Fashion Everydayness as a Cultural Revolution in Social Media Platforms—Focus on Fashion Instagrammers. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 5, p. 1-18, 5 mar. 2020. DOI: 10.3390/su12051979
THE STATE of Fashion 2020: navigating uncertainty. Mckinsey & Company. 2020. Disponível em: Link. Acesso em: 18 maio 2020.
TONI, G. Mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021. FIESP, [S.l.],23 maio 2018. Disponível em: Link. Acesso em: 18 maio 2020.
TROIVILLE, J.; HAIR, J. F.; CLIQUET, G. Definition, conceptualization and measurement of consumer-based retailer brand equity. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.l.], v. 50, p. 73-84, set. 2019. DOI: 10.1016/j.jretconser.2019.04.022
TYRVÄINEN, O.; KARJALUOTO, H.; SAARIJÄRVI, H. Personalization and hedonic motivation in creating customer experiences and loyalty in omnichannel retail. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.l.], v. 57, p. 1-10, nov. 2020. DOI: 10.1016/j.jretconser.2020.102233
VAN BAAL, S. Should retailers harmonize marketing variables across their distribution channels? An investigation of cross-channel effects in multi-channel retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.l.], v. 21, n. 6, p. 1038-1046, nov. 2014. DOI: 10.1016/j.jretconser.2014.04.012
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Ciências Administrativas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores