A gestão por competência e as funções de recursos humanos: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC)
Abstract
A forma como as organizações realizam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo o mundo. A inadequação dos modelos tradicionais de gestão de recursos humanos que são originários dos movimentos da administração científica, os quais tinham o controle como referencial para manter a relação entre as pessoas e a organização, motivaram tais mudanças, levando à adoção de um novo conjunto de conceitos que melhor integram a gestão de pessoas, com o intento estratégico organizacional através da discussão das competências. Essa tendência, estimulada pela gestão por competência, está se consolidando nas organizações privadas e, por meio legal, inserindo-se também nas instituições públicas. O desenvolvimento deste trabalho inicia-se pela breve revisão bibliográfica que permitiu traçar um cenário teórico sobre a gestão de pessoas, destacando a gestão por competência e, posteriormente, evidenciando sua aplicação no setor público. Foram enfatizados no apanhado teórico quatro subsistemas de recursos humanos: recrutamento e seleção (R&S), treinamento e desenvolvimento (T&D), avaliação de desempenho, e remuneração ou cargos e salários (C&S). A pesquisa buscou investigar a operacionalização da gestão de pessoas desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal foi verificar na UFC, uma instituição pública de ensino superior, se os subsistemas de gestão de pessoas, da forma como atualmente se apresentam, estão alinhados às diretrizes propostas pela abordagem da gestão por competências. Por meio de um estudo de caso exploratório, obtevese a percepção dos servidores técnico-administrativos lotados na Superintendência de Recursos Humanos da UFC sobre os quatro subsistemas de gestão de pessoas, alcançando como resultados quantitativos e qualitativos algumas interações e dissonâncias entre os subsistemas anteriormente referidos e as diretrizes propostas pela gestão por competência. DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p698Downloads
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