A educação superior e o potencial empreendedor: um estudo de caso em uma

Authors

  • Marcio Roberto Loiola Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rubens Eugênio Barreto Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.1.%25p

Abstract

Pautado na capacidade da educação em esculpir o comportamento das pessoas, o objetivo deste estudo é o de investigar a relação entre os fatores ligados ao empreendedorismo, tanto psicológicos quanto cognitivos, com o potencial empreendedor e a importância da educação superior privada na composição desta relação, com o intuito de traçar novas estratégias para o aprendizado empreendedor. Para tanto foram analisados 264 alunos pertencentes ao Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, face à missão e objetivos de ambos, em desenvolver a capacidade empreendedora em seus alunos. O presente trabalho inicia-se com uma introdução, em que são abordadas a preocupação do governo, bem como as pesquisas que envolvem a educação e o empreendedorismo; em seguida, retrata tipologia da educação e a educação empreendedora, conceituação sobre o potencial empreendedor. Nas últimas três seções, descreve-se a metodologia, a análise e a discussão dos resultados e, por último, uma conclusão.

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Author Biographies

Marcio Roberto Loiola Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

anez21@hotmail.com- Prof. Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rubens Eugênio Barreto Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

How to Cite

MACHADO, M. R. L.; AÑEZ, M. E. M.; RAMOS, R. E. B. A educação superior e o potencial empreendedor: um estudo de caso em uma. Journal of Administrative Sciences, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.11.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/301. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos