Estudo das mudanças estratégicas: os cursos de administração das organizações universitárias de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25pAbstract
O objetivo deste artigo foi avaliar as mudanças estratégicas ocorridas nos Cursos de Administração das organizações universitárias de Fortaleza, nos períodos das reformas universitárias (1968, 1988 e 1995). A razão precípua deste tema foi entender qual o posicionamento estratégico dos gestores dos cursos de Administração nos períodos das reformas universitárias e como ocorreram essas mudanças, entendendo que as organizações universitárias operam em ambientes com forte influência social e governamental. Trata-se de estudo de caso, utilizando-se a metodologia de análise estratégica de Pettigrew (1990), cuja abordagem infere em três dimensões: conteúdo, contexto e processo. Com a aplicação desse método foi possível analisar os cursos de Administração, em estudo, no seu aspecto histórico e longitudinal; contextualizá-los em seu ambiente interno e externo; e, através da dimensão processual, identificar o processo de formulação de estratégias, estas contemplando as abordagens conceituais e tipológicas de Miles & Snow (1978): reativa, defensiva, analítica e prospectora. O resultado da análise comparativa demonstrou que a estratégia prospectora dominou nos três cursos, porém seu posicionamento estratégico ocorreu de forma diferente, influenciada pelos gestores de cada curso, interesses da sociedade civil, forças burocráticas (MEC/INEP), implicações políticas e econômicas do governo federal e outras contingências do ambiente externo. Palavras-chave: mudanças estratégicas, organização universitária, dimensão contextual e processual, conteúdo da mudança, estudo longitudinal, marco do ensino superior.Downloads
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