Desafios e Perspectivas do Teletrabalho nas Organizações: Cenário da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9538

Palavras-chave:

teletrabalho. gestão de pessoas. agenda de pesquisa.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a produção científica nacional sobre o teletrabalho, no período de 2003 a 2018, a fim de identificar os principais desafios desse regime de trabalho para as organizações. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada no protocolo de seleção e análise das fontes definido por Cronnin, Ryan e Coughlan (2008). A pesquisa foi realizada em periódicos com classificação Qualis Capes A1 a B2, na área de Administração e de Psicologia, e o resultado permitiu perceber que o reduzido número de artigos publicados demonstra que a produção científica nacional relacionada à temática ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento. Os temas mais comumente abordados são aqueles relativos a identificação das percepções dos teletrabalhadores e gestores, especialmente naquilo que se refere a vantagens e desvantagens do teletrabalho, bem como as consequências dessa nova modalidade de trabalho para o indivíduo e para as organizações. Constata-se que os benefícios do teletrabalho são vários e podem ser percebidos em nível individual, organizacional e social. Por outro lado, desvantagens também podem ser evidenciadas, especialmente para os teletrabalhadores. Os resultados advindos da análise dos artigos apontaram desafios e perspectivas importantes para implementação bem-sucedida do teletrabalho, principalmente aqueles voltados à infraestrutura tecnológica e à gestão de pessoas.

Biografia do Autor

Míriam Aparecida Mesquita Oliveira, Universidade de Brasília

Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Maria Júlia Pantoja, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Gestão Pública e em Gestão do Agronegócio.

Downloads

Publicado

15.02.2021

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M.; PANTOJA, M. J. Desafios e Perspectivas do Teletrabalho nas Organizações: Cenário da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9538. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9538. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos