Lealdade à marca: O que é? Como medir?
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.9614Resumo
A lealdade à marca é um dos construtos mais estudados na literatura do marketing e de grande interesse para acadêmicos e praticantes, em função de sua estreita relação com resultados superiores para as empresas, que lhes conferem vantagens competitivas. Apesar de ser estudada empiricamente desde a década de 1950, a conceituação e operacionalização desse construto ainda hoje é um tema em discussão. Isso, por sua vez, acarreta em dificuldades conceituais de como medi-la. O objetivo desse ensaio, apoiado em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, é apresentar as diferentes concepções de lealdade e formas de medir esse construto. O artigo procura também provocar reflexões acerca das diferentes formas de se medir lealdade e sugerir quando uma pode ser preferível a outras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores