Lealdade à marca: O que é? Como medir?

Autores

  • Murilo Carrazedo Costa Filho PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.9614

Resumo

A lealdade à marca é um dos construtos mais estudados na literatura do marketing e de grande interesse para acadêmicos e praticantes, em função de sua estreita relação com resultados superiores para as empresas, que lhes conferem vantagens competitivas. Apesar de ser estudada empiricamente desde a década de 1950, a conceituação e operacionalização desse construto ainda hoje é um tema em discussão. Isso, por sua vez, acarreta em dificuldades conceituais de como medi-la. O objetivo desse ensaio, apoiado em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, é apresentar as diferentes concepções de lealdade e formas de medir esse construto. O artigo procura também provocar reflexões acerca das diferentes formas de se medir lealdade e sugerir quando uma pode ser preferível a outras.

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Publicado

06.12.2019

Como Citar

COSTA FILHO, M. C. Lealdade à marca: O que é? Como medir?. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.9614. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos