Abordagens de marketing e orientação para mercado aplicadas às médias empresas brasileiras

Autores

  • José G. Lupoli Junior Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo: EACH/USP http://orcid.org/0000-0001-5691-5232
  • Yasmin Magalhães dos Santos Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo: EACH/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.8296

Resumo

A literatura de administração recomenda que, para o desenvolvimento de uma organização, é necessário aplicar abordagens estratégicas de marketing e a orientação para mercado. Embora haja vasta produção técnica, percebe-se que pouca atenção é dada para esses assuntos aplicados às médias empresas que, embora relevantes para a economia, carecem de suporte conceitual de marketing para o seu desenvolvimento. Com tal preocupação, este artigo descreve um estudo exploratório qualitativo, baseado em uma amostra de 66 médias companhias, que procurou identificar as necessidades estratégicas de marketing dessas organizações para desenvolver a orientação para o mercado e alavancar o seu desenvolvimento. Os resultados obtidos identificaram que os principais problemas se relacionam a quatro abordagens estratégicas: Gestão Comercial, Segmentação de Mercado, Posicionamento Competitivo e Marketing de relacionamento. A pesquisa mostrou ainda pouco conhecimento sobre o potencial da aplicação de metodologias e técnicas para se obter resultados organizacionais superiores. Por fim, O trabalho conclui, discutindo possíveis soluções para reduzir as carências do setor.

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Biografia do Autor

José G. Lupoli Junior, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo: EACH/USP

Professor Doutor do Departamento de Marketing da USP.

Yasmin Magalhães dos Santos, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo: EACH/USP.

Pesquisadora e graduanda do Curso de Marketing da Universidade de São Paulo.

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Publicado

06.12.2019

Como Citar

LUPOLI JUNIOR, J. G.; DOS SANTOS, Y. M. Abordagens de marketing e orientação para mercado aplicadas às médias empresas brasileiras. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.8296. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8296. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos