O que te Apetece Mais? O Impacto da Imagem na Percepção de Sabor no Consumo de Alimentos Não Saudáveis

Autores

  • Francisco Eduardo Aoyama Nogueira UFRGS
  • Rodolfo Coral Azambuja UFRGS
  • Juliana Martins Diefenthäler
  • Carolina Barth UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.8116

Resumo

A influência de outros indivíduos na percepção de sabor do consumidor para alimentos saudáveis e não saudáveis é tema recente na literatura de marketing (POOR et al., 2013). Resultados evidenciam que, para alimentos considerados não saudáveis, há um efeito positivo quando o ato de comer está destacado em uma imagem apresentada ao consumidor previamente ao seu próprio consumo. Este artigo objetiva avançar nos estudos relacionados a influencia de outros indivíduos na percepção de sabor, considerando o impacto do meio de apresentação do estímulo – com a presença de outro consumindo o alimento, fisicamente no mesmo ambiente ou em imagens impressas–, das variações no tipo físico e no gênero desta outra pessoa. Foi realizado um experimento com 180 estudantes, com design between-subjects factorial no formato 2 (forma de apresentação do estímulo: impresso ou presencial) x 2 (tipo físico do endossante: magro ou acima do peso) x 2 (gênero do endossante: feminino ou masculino). Os resultados evidenciam que o tipo físico da pessoa consumindo o alimento influencia a percepção de sabor do consumidor. Em uma interação com o gênero, este estudo mostra que a exposição a um indivíduo do sexo masculino acima do peso resulta em uma percepção de sabor menor do alimento, quando comparado a indivíduos magros do sexo masculino, ou do sexo feminino independentemente do tipo físico. Desse modo, o presente estudo contribui para a teoria de percepção de sabor, ampliando os resultados encontrados por Poor et al. (2013), bem como para os estudos relacionados a propaganda.

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Publicado

06.08.2019

Como Citar

AOYAMA NOGUEIRA, F. E.; AZAMBUJA, R. C.; DIEFENTHÄLER, J. M.; BARTH, C. O que te Apetece Mais? O Impacto da Imagem na Percepção de Sabor no Consumo de Alimentos Não Saudáveis. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.8116. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8116. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos