A importância das competências do gestor da cadeia de suprimentos para a competitividade da organizaçã. NOVA_VERSÃO

Autores

  • Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira Universidade Potiguar
  • Domingos Fernandes Campos Universidade Potiguar
  • Walid Abbas El-Aoua Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7218

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância das competências do gestor da cadeia de suprimentos para a competitividade das empresas. Realizou-se pesquisa qualitativa em literatura referente ao tema. Os resultados apontam a necessidade das organizações desenvolverem vantagem competitiva em um contexto de cadeia de suprimentos, sendo que as competências do gestor dessa cadeia são atributos fundamentais à competitividade da empresa no atendimento ao pedido do cliente. Chegou-se às conclusões de que, para a organização ser competitiva ela necessita estar integrada em uma cadeia de suprimentos e o perfil do gestor daquela deve abranger competências técnicas (conhecimento das necessidades dos clientes e de como atendê-las, dos custos operacionais e financeiros, integração interna da empresa e com fornecedores, resolução dos problemas da cadeia de suprimentos), habilidades comportamentais (trabalho em equipe, comunicação, foco no atendimento do cliente), conhecimento da concorrência e dos processos centrais da cadeia de suprimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira, Universidade Potiguar

Mestre em Administração - UNP (2016) MBA em Gestão Estratégica de Negócios - UNI/RN (2013) Graduação em Administração - UFRN (1995)

Domingos Fernandes Campos, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidad Politécnica de Madrid (1989). Concluiu seu Mestrado em Engenharia da Produção em 1979 na Universidade Federal de Santa Catarina. É Graduado em Engenharia Civil (1977) e em Psicologia (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena Pesquisas nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Serviços.

Walid Abbas El-Aoua, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisas em: empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica de Pessoas.

Downloads

Publicado

06.08.2019

Como Citar

MODESTO DE OLIVEIRA, W. F.; CAMPOS, D. F.; EL-AOUA, W. A. A importância das competências do gestor da cadeia de suprimentos para a competitividade da organizaçã. NOVA_VERSÃO. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7218. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7218. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos