Determinação do Valor Residual da Natura S.A.

Autores

  • Ricardo Goulart Serra FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado); INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e USP (Universidade de Sâo Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.6477

Resumo

A Natura é uma empresa de cosméticos sediada em Cajamar, S. Paulo. Alberto Sena e Luiza Spulet têm a missão de avaliá-la para um cliente, administrador de fundos, sediado em Nova Iorque, o Sr. Charles Ian Jones. As premissas de avaliação, simplificadas, são delineadas no texto do caso, porém, uma fica em aberto: o cálculo da perpetuidade. Aplicar o modelo de Gordon e Shapiro (1956) inadvertidamente pode resultar em valores distorcidos e longe da realidade. A finalidade do caso é explorar as possibilidades de premissas para calcular a perpetuidade, proporcionando um ambiente para a discussão conceitual envolvendo a correta aplicação do referido modelo. O caso também pode não se limitar a discussão da perpetuidade e ser aplicado para explorar todas as etapas de avaliação de empresas explorando opções de premissas operacionais para a empresa. A aplicação do caso pode ser em disciplinas de finanças corporativas ou avaliação de empresas em cursos de graduação, especialização ou pós-graduação. Pode ser aplicado como tarefa para casa, trabalho final de curso ou prova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Goulart Serra, FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado); INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e USP (Universidade de Sâo Paulo)

Professor pesquisador do MPA da FECAP; professor da pós-graduação lato-senso do INSPER; professor de graduação da FEA/USP; pós-doutor pela FEA/USP; doutor pela FEA/USP; engenheiro pela POLI/USP

Downloads

Publicado

13.04.2018

Como Citar

SERRA, R. G. Determinação do Valor Residual da Natura S.A. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2018. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6477. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6477. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos