Determinação do Valor Residual da Natura S.A.

Autores/as

  • Ricardo Goulart Serra FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado); INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e USP (Universidade de Sâo Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.6477

Resumen

A Natura é uma empresa de cosméticos sediada em Cajamar, S. Paulo. Alberto Sena e Luiza Spulet têm a missão de avaliá-la para um cliente, administrador de fundos, sediado em Nova Iorque, o Sr. Charles Ian Jones. As premissas de avaliação, simplificadas, são delineadas no texto do caso, porém, uma fica em aberto: o cálculo da perpetuidade. Aplicar o modelo de Gordon e Shapiro (1956) inadvertidamente pode resultar em valores distorcidos e longe da realidade. A finalidade do caso é explorar as possibilidades de premissas para calcular a perpetuidade, proporcionando um ambiente para a discussão conceitual envolvendo a correta aplicação do referido modelo. O caso também pode não se limitar a discussão da perpetuidade e ser aplicado para explorar todas as etapas de avaliação de empresas explorando opções de premissas operacionais para a empresa. A aplicação do caso pode ser em disciplinas de finanças corporativas ou avaliação de empresas em cursos de graduação, especialização ou pós-graduação. Pode ser aplicado como tarefa para casa, trabalho final de curso ou prova.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Goulart Serra, FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado); INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e USP (Universidade de Sâo Paulo)

Professor pesquisador do MPA da FECAP; professor da pós-graduação lato-senso do INSPER; professor de graduação da FEA/USP; pós-doutor pela FEA/USP; doutor pela FEA/USP; engenheiro pela POLI/USP

Publicado

2018-04-13

Cómo citar

SERRA, R. G. Determinação do Valor Residual da Natura S.A. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2018. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6477. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6477. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos