A Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento a partir da visão de Recursos e Capacidades (Sustainable Supply Chain Management from resources and capabilities)

Autores

  • Daiane Mulling Neutzling Feevale
  • Minelle Enéas da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p42

Resumo

Diante das diversas demandas ligadas à inserção de sustentabilidade em estratégias organizacionais, aquelas relacionadas com cadeias de suprimento têm emergido como centrais. Nesse contexto, as organizações têm possibilidades de desenvolver estratégias socioambientais a partir de seus recursos e das iniciativas focadas em suas fronteiras organizacionais. Contudo, quando essas estratégias são extrapoladas para as cadeias de suprimento, resultados mais satisfatórios podem ser alcançados no que se refere à utilização de recursos e capacidades utilizados para o desenvolvimento de relacionamentos interorganizacionais. Com essa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo compreender como recursos e capacidades podem facilitar a efetivação de Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento (SCS), a partir da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Visão Relacional (VR). Por meio de um ensaio teórico, buscou-se debater como tais visões podem servir como base para alguns direcionamentos práticos em relação a como empresas podem se utilizar de recursos e capacidades para desenvolver estratégias sustentáveis que podem ser introduzidos pelas empresas e ao longo das cadeias de suprimentos. As discussões demonstram que, ao relacionar a VBR e VR à SCS, pode-se ter uma oportunidade de explicar melhor como elementos organizacionais internos à empresa, mediante mecanismos de governança apropriados, podem ser integrados em relacionamentos colaborativos nas cadeias de suprimento. Além disso, apresentam potenciais ações organizacionais que podem levar à criação de vantagens competitivas e/ou colaborativas. Portanto, este artigo contribui para a construção de literatura, abordando o desenvolvimento de recursos e capacidades quanto à Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p42

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Mulling Neutzling, Feevale

Doutora em Administração pela UFRGS. Professora no PPGA (UNIFOR).

Minelle Enéas da Silva, UFRGS

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor no PPGA (UNIFOR).

Downloads

Publicado

28.03.2016

Como Citar

NEUTZLING, D. M.; SILVA, M. E. da. A Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento a partir da visão de Recursos e Capacidades (Sustainable Supply Chain Management from resources and capabilities). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 42, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p42. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4084. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos