Proposição de um modelo teórico para capacidade de inovação sustentável (Proposition of a theoretical model to sustainable innovation capacity)

Autores

  • Cristiane Froehlich Universidade Feevale
  • Claudia Cristina Bitencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Resumo

Este estudo trata-se de um ensaio teórico e analisa o desenvolvimento da capacidade de inovação como meio para alavancar a sustentabilidade empresarial. Para atender a esse objetivo, utiliza-se a abordagem das capacidades dinâmicas como auxiliar ao desenvolvimento da capacidade de inovação e mostra como elas podem ser desenvolvidas para suportar a capacidade de inovação. No decorrer da revisão bibliográfica do estudo, verifica-se que essa abordagem esclarece como desenvolver a capacidade de inovação, mas não explica como alavancar a sustentabilidade empresarial. Devido a essa limitação, recorreu-se à abordagem da inovação sustentável, a qual apresenta elementos que ampliam o escopo de atuação da capacidade de inovação para além do pilar econômico, contemplando os pilares ambiental e social da sustentabilidade empresarial. A pesquisa classifica-se em bibliográfica, exploratória e qualitativa. Foram analisados artigos de periódicos que apresentam fator de impacto relevante e livros de autores que são referências nos temas estudados. Utilizou-se, para análise dos textos, a técnica de análise de conteúdo qualitativa, com base nas três etapas básicas indicadas por Bardin (2010): (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c) tratamento dos dados, inferência e interpretação. Este artigo propõe, como principal resultado da pesquisa, a necessidade de desenvolvimento da capacidade de inovação sustentável, integrando as abordagens das capacidades dinâmicas e da inovação sustentável para alavancar a sustentabilidade empresarial. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p554

Biografia do Autor

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale. Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Claudia Cristina Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Coordenadora do PPGA em Administração da Unisinos. Doutora em Administração pela UFRGS.

Downloads

Publicado

22.12.2015

Como Citar

FROEHLICH, C.; BITENCOURT, C. C. Proposição de um modelo teórico para capacidade de inovação sustentável (Proposition of a theoretical model to sustainable innovation capacity). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3967. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos