Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo (Volunteer tourism and consumer well-being in transformative consumer research)

Autores

  • Thiago Gomes de Almeida Instituto COPPEAD / UFRJ ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Letícia Moreira Casotti Instituto COPPEAD / UFRJ

Resumo

A pesquisa transformativa do consumo é uma vertente de estudos preocupada em contribuir para o bem-estar do consumidor, tendo em vista o impacto gerado pelas práticas de mercado. Ao mesmo tempo, foi possível localizar um referencial também recente sobre turismo voluntário, que envolve lazer e trabalho em prol de auxiliar comunidades em situação de fragilidade, e tem mobilizado esforços de estudos acadêmicos e de indivíduos engajados em questões relacionadas à redução da pobreza e da desigualdade social. Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno do turismo voluntário pelas lentes da abordagem transformativa, destacando como esta abordagem pode contribuir para o desenvolvimento da pesquisa sobre o tema, e como o fenômeno do turismo voluntário pode oferecer oportunidades de teorização para a pesquisa transformativa. Foram identificadas e articuladas três oportunidades de construção de teorias: teorização em nível metodológico, multicultural e em serviços transformativos. Nas considerações finais, são apresentados caminhos futuros de pesquisa no contexto brasileiro. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p531

Biografia do Autor

Thiago Gomes de Almeida, Instituto COPPEAD / UFRJ ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Administração pelo Instituto COPPEAD / UFRJ e Professor da graduação e pós-graduação da ESPM Rio.

Letícia Moreira Casotti, Instituto COPPEAD / UFRJ

Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Administração do Instituto COPPEAD / UFRJ

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Publicado

22.12.2015

Como Citar

ALMEIDA, T. G. de; CASOTTI, L. M. Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo (Volunteer tourism and consumer well-being in transformative consumer research). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3958. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos