O comportamento financeiro dos estudantes de graduação à luz da teoria dos prospectos (The financial behaviour of students graduation in the light of the theory of prospects)

Autores

  • Jean Farias Martins Universidade Potiguar
  • Talita Karolina Silva Dantas Universidade Potiguar
  • Wiliana Silva Araújo Universidade Potiguar
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar
  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar

Resumo

O estudo tem como objetivo geral replicar a investigação desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979) identificando em estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis a evolução racional no processo de tomada de decisão ao longo dos diversos períodos, a que instituição de ensino pertenciam e a influência do gênero para as questões relacionadas às perdas e aversões aos riscos. Os achados da pesquisa revelam que os discentes do curso de ciências contábeis das duas instituições de ensino privadas analisadas utilizam uma série de fatores como os vieses cognitivos e emocionais na tomada de decisão que desenvolvem no contexto da Teoria dos Prospectos. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p95

Biografia do Autor

Jean Farias Martins, Universidade Potiguar

Mestre em Administração

Talita Karolina Silva Dantas, Universidade Potiguar

Contadora

Wiliana Silva Araújo, Universidade Potiguar

Contadora

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar- UnP

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Doutora em Ciências da Administração – Université de Grenoble II e Pós-Doc. em Ciências da Administração na Université de Savoie, Annecy, França

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Publicado

01.10.2015

Como Citar

MARTINS, J. F.; DANTAS, T. K. S.; ARAÚJO, W. S.; DA ROCHA NETO, M. P.; LEONE, N. M. de C. P. G. O comportamento financeiro dos estudantes de graduação à luz da teoria dos prospectos (The financial behaviour of students graduation in the light of the theory of prospects). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3627. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos