Ciclo de vida das organizações, empreendedorismo e liderança administrativa: contribuições e reflexões para os estudos organizacionais

Autores

  • Gustavo Melo Silva
  • Magnus Luiz Emmendoerf

Resumo

O objetivo deste artigo teórico-reflexivo é discutir a metáfora do “Ciclo de Vida” das organizações como perspectiva teórica e de construção do conhecimento interdisciplinar envolvendo os estudos sobre organizações. Para tanto, o tema foi debatido por meio dos estágios do modelo de ciclo de vida das organizações. Dentre vários trabalhos relacionados à teoria do ciclo de vida das organizações optou-se pelo modelo clássico de Adizes (2001) que é constituído por estágios (dez) e por ser uma abordagem comumente utilizada para a avaliação do ciclo de vida das organizações.

Downloads

Publicado

17.12.2014

Como Citar

SILVA, G. M.; EMMENDOERF, M. L. Ciclo de vida das organizações, empreendedorismo e liderança administrativa: contribuições e reflexões para os estudos organizacionais. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3365. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos