Produtos, mercados e resultados organizacionais: reflexões acerca dos impactos do

Autores

  • Marcos Castro Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Antônio João Hocayen da Silva Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná-UCP-
  • José Ricardo Favoreto Universidade Estadual de Londrina – UEL-

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.2.%25p

Resumo

A abertura do mercado brasileiro, ocorrida a partir da década de 1990, impôs novos desafios às organizações brasileiras em função do aumento da competitividade e do surgimento de novos padrões de concorrência advindos de tal processo. Diante desse novo contexto, a internacionalização das atividades tornou-se constante entre organizações brasileiras, fato que gerou reflexos no conteúdo estratégico dessas organizações, ou seja, no seu posicionamento com relação a produtos e ercados. Dessa forma, o presente ensaio busca, por meio de revisão da literatura pertinente ao tema, caracterizar os efeitos do processo de internacionalização sobre o conteúdo estratégico das organizações, identificando-se perfil, objetivos e motivações dessas organizações, bem como impactos de tal processo de internacionalização nos produtos, nos mercados e nos resultados dessas organizações. O ensaio conclui considerando que, entre outras implicações, a atuação no mercado exterior exige das organizações mudanças, superficiais ou profundas, no posicionamento em relação a produtos e mercados que, terá efeitos significativos nos resultados organizacionais.

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Biografia do Autor

Marcos Castro, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Antônio João Hocayen da Silva, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná-UCP-

Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná-UCP

José Ricardo Favoreto, Universidade Estadual de Londrina – UEL-

Universidade Estadual de Londrina – UEL

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Como Citar

CASTRO, M.; SILVA, A. J. H. da; FAVORETO, J. R. Produtos, mercados e resultados organizacionais: reflexões acerca dos impactos do. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/275. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos