Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade

Autores

  • Alex Coltro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

Em pesquisa realizada pelo Instituto AKATU, identificou-se que 82% dos denominados consumidores conscientes pagariam mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente, ao mesmo tempo somente 14% dos mesmos conhecem a ISO 14001 e, destes, somente 6% identificam tal selo com a Qualidade Ambiental e a preservação do meio ambiente. Este texto é fruto de um trabalho que vem identificando a utilidade dos selos de certificação constantes dos rótulos de produtos comercializáveis e tentando compreender os hábitos de compra destes consumidores, identificando suas práticas, costumes, preferências e discernimento quando do ato de comprar. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas em que os participantes têm atuação direta e efetiva. A seguir, identificam-se os critérios de avaliação e escolha de um produto, investigando-se os aspectos não ligados diretamente a preço e qualidade e que levam à decisão da compra, particularmente quanto à compreensão dos significados dos selos de certificação estampados nas embalagens de determinados produtos. Ao final, apresentam-se os resultados que são curiosos e instigantes para a realização de maiores profundamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Coltro, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Downloads

Como Citar

COLTRO, A. Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/262. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos