Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade

Autores

  • Alex Coltro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

Em pesquisa realizada pelo Instituto AKATU, identificou-se que 82% dos denominados consumidores conscientes pagariam mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente, ao mesmo tempo somente 14% dos mesmos conhecem a ISO 14001 e, destes, somente 6% identificam tal selo com a Qualidade Ambiental e a preservação do meio ambiente. Este texto é fruto de um trabalho que vem identificando a utilidade dos selos de certificação constantes dos rótulos de produtos comercializáveis e tentando compreender os hábitos de compra destes consumidores, identificando suas práticas, costumes, preferências e discernimento quando do ato de comprar. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas em que os participantes têm atuação direta e efetiva. A seguir, identificam-se os critérios de avaliação e escolha de um produto, investigando-se os aspectos não ligados diretamente a preço e qualidade e que levam à decisão da compra, particularmente quanto à compreensão dos significados dos selos de certificação estampados nas embalagens de determinados produtos. Ao final, apresentam-se os resultados que são curiosos e instigantes para a realização de maiores profundamentos.

Biografia do Autor

Alex Coltro, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

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Como Citar

COLTRO, A. Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/262. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos