Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25pAbstract
Em pesquisa realizada pelo Instituto AKATU, identificou-se que 82% dos denominados consumidores conscientes pagariam mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente, ao mesmo tempo somente 14% dos mesmos conhecem a ISO 14001 e, destes, somente 6% identificam tal selo com a Qualidade Ambiental e a preservação do meio ambiente. Este texto é fruto de um trabalho que vem identificando a utilidade dos selos de certificação constantes dos rótulos de produtos comercializáveis e tentando compreender os hábitos de compra destes consumidores, identificando suas práticas, costumes, preferências e discernimento quando do ato de comprar. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas em que os participantes têm atuação direta e efetiva. A seguir, identificam-se os critérios de avaliação e escolha de um produto, investigando-se os aspectos não ligados diretamente a preço e qualidade e que levam à decisão da compra, particularmente quanto à compreensão dos significados dos selos de certificação estampados nas embalagens de determinados produtos. Ao final, apresentam-se os resultados que são curiosos e instigantes para a realização de maiores profundamentos.Downloads
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